Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ILHÉUS REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA BARIÁTRICA PELO SUS

Ilhéus faz história e registra a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado na manhã desta terça-feira (6), no Hospital de Ilhéus, e representa um marco na história do município, que se tornou polo de cirurgia bariátrica no sul da Bahia.

“Agradeço primeiramente a Deus por todas as conquistas alcançadas. Essa cirurgia salva vidas e traz inúmeros benefícios ao paciente. Mais um sonho realizado para Ilhéus e região. Agradeço também à equipe médica, sob a coordenação do doutor Nilson Ribeiro, à nossa amiga Laudicéa, presidente da Associação de Bariátrica, que lutou para garantir esse serviço e ao governador Rui Costa, por cuidar tão bem do nosso povo”, comemorou o prefeito Mário Alexandre, reafirmando o esforço em entregar à população serviços públicos de qualidade.

A intervenção só acontece após a realização de uma bateria completa de exames e avaliações, além do cumprimento de diversos protocolos definidos por uma equipe multidisciplinar. Conforme Laudicéa Carvalho, presidente da Associação de Bariátrica de Ilhéus e Região (ABIR), a conquista também é fruto da sensibilidade do prefeito, que desde o início da gestão presta apoio para promover a assistência necessária aos pacientes.

Os recursos no valor de R$ 340 mil foram destinados via emenda do deputado federal Jorge Solla. “Um momento de gratidão, pois esse é o resultado de um trabalho árduo que iniciamos em 2019 e tem devolvido saúde, autoestima e qualidade de vida a tantas pessoas acometidas pela obesidade”, explicou a presidente da ABIR.

A cirurgia foi um sucesso e a paciente permanece em recuperação. As cirurgias bariátricas são realizadas no Hospital de Ilhéus, mediante convênio firmado com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesau). O Município disponibiliza nutricionista, psicólogo e enfermeira para acompanhamento dos 420 associados.

Laudicéa lembra que também passou pelo procedimento e fundou a associação por sentir a necessidade de expandir o serviço a outras pessoas. A cirurgia representa a concretização do sonho das pessoas que buscam uma vida mais saudável, bem como resolve muitas doenças associadas à obesidade.

Agenda de ações

No próximo dia 14 de setembro será ministrada uma palestra com o fisioterapeuta Gabriel Santos. O profissional abordará o tema “A importância da Fisioterapia no pré e pós-bariátrico”. O encontro acontece às 14h, no auditório da Sesau.

Fundada em 2019, a ABIR proporciona acompanhamento integral dos pacientes. Após as análises e os relatórios, é avaliada a possibilidade de fazer ou não a cirurgia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.