Buerarema
Colégio Jorge amado
Plansul
uruçuca novo
Ieprol

ILHÉUS: TPI DISPONIBILIZA MAIS DOIS ESPETÁCULOS EM SEU CANAL NO YOUTUBE

Neste final de semana o Teatro Popular de Ilhéus disponibilizará mais dois de seus espetáculos na íntegra em seu canal no Youtube, o TPIFLIX! Desde o início da pandemia o grupo vem dinamizando sua programação online e proporcionando ao público a possibilidade de assistir várias de suas mais consagradas montagens de forma inteiramente gratuita.

Neste sábado (23/01), às 19 horas vai ao ar a gravação integral da montagem “O Inspetor Geral”! inspirado na célebre obra do autor russo Nikolai Gogol e sequência da história de “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”, esta é uma comédia inspirada em Literatura de Cordel, Xilogravuras, Movimento Armorial e Cancioneiro Nordestino. A peça mostra a preocupação do antigo vice-prefeito e seus secretários corruptos com a possível vinda de um fiscal do governo.

Já no domingo (24/01), às 16 horas, a família inteira vai se divertir com o musical infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta”! Trazendo um bumba meu boi original, inspirado na festa realizada por seu Oreco, do povoado ilheense de Urucutuca, o Auto do Boi da Cara Preta traz alegria e o colorido dos festejos populares para contar as aventuras do vaqueiro Mateus para agradar sua esposa Catarina, que está grávida e desejando a língua do boi favorito do temido coronel Firmino.

Na semana passada também foram disponibilizados integralmente outros dois espetáculos do grupo em seu canal. No dia 16 foi ao ar o documentário musical “Azulão Baiano”. Nascido Nelson Ribeiro da Silva na cidade de Rio novo de Camamu, Azulão Baiano era repentista e tocador. Foi palhaço, ator, guarda municipal e professor, e por muitos anos fez parte do Teatro Popular de Ilhéus.

Este documentário realizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus faz uma homenagem a esse grande repentista, resgatando sua memória no cenário artístico baiano. Além disso, após o documentário ainda é possível conferir 3 videoclipes de músicas autorais de Azulão Baiano.

No dia 17 foi a vez do espetáculo “Nazareno contra o Dragão da Maldade” ser disponibilizado para o público. Gravado na íntegra em 2010 na Casa dos Artistas, a montagem conta a história de Nazareno, que é Presidente da Associação de Moradores da Vila Nazaré.

Na tentativa de conseguir junto ao poder público, melhorias para seu bairro, ele inicia uma série de protestos. Solitário, sem apoio da comunidade, sem apoio da sua própria esposa, Nazareno acredita que é a partir da mobilização social que será possível viver de forma digna e justa.

Todos esses e outros espetáculos podem ser conferidos no canal do Teatro Popular de Ilhéus através do link www.youtube.com/teatropopulardeilheus.

O TPI é uma instituição cultural independente, atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.