ISAAC NERY: “NESSE MOMENTO, EU NÃO ESTOU PENSANDO EM LULISMO E BOLSONARISMO. ESTOU PENSANDO NA ELEIÇÃO MUNICIPAL”
O pré-candidato a prefeito de Itabuna Isaac Nery (PDT) foi o entrevistado da edição desta quinta-feira, 02 de maio, no Podcast Café iPolítica. Ex-policial, enfermeiro (“com muito orgulho”, palavras dele) e médico, o pré-candidato disse que não se preocupa em dividir os dois ofícios. “Em Barro Preto, às vezes faço meu trabalho como médico e como enfermeiro”, foi como iniciou sua conversa com os apresentadores Ricky Mascarenhas e Naty Almeida.
Falou de sua primeira tentativa de se tornar prefeito de Itabuna e de como pretende se projetar numa campanha mais agressiva e com um resultado melhor. Comentou a Enquete da Semana e disse que a promessa do prefeito Augusto Castro (PSD), pré-candidato à reeleição, de modernizar o sistema de transporte público do município era a de que o faria em seus primeiros meses de gestão. Ainda assim reconheceu que “apesar de ter vindo tarde, quando vem, é uma bênção para a população”.
Comentou sobre como enxerga o modo de governar de Castro principalmente nos quesitos Educação, Saúde e Infraestrutura e falou sobre como se deu sua ida para o PDT, pelas mãos do presidente do diretório municipal, Fernando Netto, e como isso abalou a posição do também pré-candidato a prefeito Capitão Azevedo, que preferiu ir para o União Brasil a ter de disputar “cabeça de chapa” com o médico recém-chegado.
Ainda assim, falou de possíveis apoios, repetindo o mesmo discurso de Azevedo. Os aceita desde que ele (Isaac Nery) seja o candidato a prefeito. Falou do bom diálogo com o próprio Azevedo, Geraldo Simões, Chico França, Dinailton Oliveira, Fabrício Pancadinha (sobre o qual disse que ainda não é o momento dele de ser prefeito), Neto Badaró e o Pastor Elias Fernandes.
Falou ainda da alcunha de ser considerado um político bolsonarista. “A História é linda! […] Nesse momento, eu não estou pensando em lulismo e bolsonarismo. Penso na eleição municipal. Quando você me convidar para comentar a eleição de 2026, eu te digo se sou bolsonarista ou se mudo meu ponto de vista”, ao que retrucou:
“Eu não sou bolsonarista. Quando eu votei em Lula, eu não era lulista. Votei em Rui para Governador da Bahia na última eleição dele e em Bolsonaro para presidente da República por entender que Bolsonaro seria um melhor presidente e Rui seria o melhor governador”, argumentou.
Contou com detalhes como chegou à condição de secretário municipal da Saúde de Itabuna na última gestão de Fernando Gomes (in memoriam) e por qual motivo permaneceu no cargo por pouco mais de dois meses.
Isaac se emocionou ao falar de políticas específicas para cuidar de pessoas com transtornos mentais e falou ainda de atração de indústrias, apoio ao segmento empresarial e de enxugamento da folha, dissipando os chamados “funcionários fantasmas”, ao que colocou: “até 24 de julho, o jogo está posto”, disse quando questionado sobre quem será o seu pré-candidato a vice.
O Podcast Café iPolítica vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30min, no canal iPocasTV, no You Tube. Apoio da Soluz, Colégio Ieprol, do Supermercado Leal, Leal Classic Hotel, UNEX – Universidade de Excelência, Fabricante e Distribuidora de Bebidas Coroa, Energéticos Bad Wolf e Boteco Gaúcho.