Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: CÂMARA INSTITUI COMISSÃO PARA FISCALIZAR AS AÇÕES DA PREFEITURA EM SESSÃO TURBULENTA

A Câmara de Vereadores de Itabuna institui nessa sexta-feira (30) uma comissão para fiscalizar as ações e planejamentos da Prefeitura em atendimento às vítimas do desastre ocorrido por conta das chuvas. Formada por quatro vereadores, a comissão terá a missão de acompanhar o pós crise da população.

A vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), Adão Lima (PSB), Kaiá da Saúde (Avante) e Alex da Oficina (PTC) foram selecionados para compor a comissão. Os parlamentares aprovaram também a sugestão de que o repasse do duodécimo fosse ultilizado para beneficiar as famílias desamparadas com o auxílio anunciado pelo prefeito Augusto Castro na noite dessa quinta-feira, 29 (Relembre aqui).

A Câmara também convocou de forma imediata o prefeito Augusto Castro (PSD) para poder apresentar as ações e prestações de contas. Enquanto aguardavam a chegada do chefe do executivo, os parlamentares usaram o tempo para criticar a atuação da prefeitura em amparar as vítimas das enchentes.

Dentre as críticas, o líder do governo Manoel Porfírio (PT) disse que a prefeitura demorou em ‘decolar o voo’ e que a população não pode mais esperar uma resposta. O clima também ficou tenso quando foi feitas críticas à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, gerida pela primeira dama Andrea Castro.

A sessão, que contou com a presença de 19 dos 21 vereadores, esquentou quando foi citado, por Sivaldo Reis (PL), que alguns dos vereadores estavam fazendo politicagem ao levar as doações para a população, com fotos e vídeos deixando algumas pessoas envergonhadas de receber os donativos.

Chegada do prefeito

Momentos antes do final da sessão, o prefeito Augusto Castro já aguardava os vereadores na Câmara. Augusto teve um reunião fechada com o presidente Erasmo Ávila, em primeiro momento e logo em seguida a reunião foi aberta para todos os 21 vereadores, que estiveram presente neste momento.

Durante a metade do encontro, sairam da sala os vereadores Danilo Freitas (PSL), Luiz Junior (DC) e o líder Manoel Porfírio (PT), em um clima de descontentamento. Danilo foi para casa sem falar com a imprensa, que aguardava na porta do presidente. Já Porfírio, que disse sair para levar alimentos à população, voltou para reunião a pedido de Luiz.

No final do encontro, o prefeito, ao lado dos vereadores, concedeu uma coletiva onde disse que ações emergenciais serão implementadas para ajudar as famílias desalojadas. Uma nova sessão foi marcada para às 19h30 na Câmara, onde será votado um auxílio enchente para beneficiar essas famílias.

Veja os momentos da sessão:

Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4

Veja a coletiva do Prefeito e vereadores: 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.