Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA JÁ ALCANÇOU MAIS DE 20 MIL ANIMAIS DOMÉSTICOS

Um total de 20.625 animais já foram imunizados contra a raiva  até terça-feira passada, dia 30, em Itabuna, pela Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira cães e gatos dos bairros Pau Caído, Taverolândia, Emmanoel Leão e na comunidade Gogó da Ema, no Sarinha Alcântara, estão sendo percorridos pelos vacinadores.

A meta inicialmente prevista é de 21 mil animais vacinados, de acordo com a coordenadora da DCZ, Ellen Gleicer Lima dos Santos. Ela explicou que a raiva é causada pelo Lassyvirus e também  pode ser transmitida  ao homem.

O contágio ocorre por mordidas, arranhões ou lambedura de animais contaminados com o vírus. Entre os sintomas, estão alterações neurológicas e salivação excessiva. “Nossa orientação é que a pessoa mordida por um animal infectado procure  atendimento médico imediato para os cuidados necessários”,  alertou.

“Nesse ano, a adesão foi positiva, ao contrário do ano anterior, quando não conseguimos alcançar a meta”, disse  Ellen Gleicer. Segundo ele, não há registro de casos de raiva  há 14 anos em Itabuna, o que não diminui a importância da vacina. “É fundamental que todos os donos vacinem os animais”, enfatizou.

Os donos também têm a opção de  levar os bichos à Divisão de Controle de Zoonoses se perderem a data de vacinação no seu bairro.  “Vacinar os animais é proteger a família toda”, finalizou Ellen Gleicer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.