Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA CELEBROU BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ENFATIZANDO O LEGADO CULTURAL DA SEMANA DE ARTE MODERNA

As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, transcorrido nesta quarta-feira, dia 7 de Setembro, foi celebrado em Itabuna trazendo à memória e ao conhecimento da multidão de itabunenses o legado da  história da arte brasileira deixado pela Semana de Arte Moderna de 1922.

Na Avenida do Cinquentenário, as milhares de pessoas acompanharam o desfile de entidades da sociedade civil e militares. Na sequência, a multidão que se concentrava nas calçadas e sacadas dos prédios aplaudiu os pequeninos de dois anos do segmento da educação infantil da rede pública municipal, bem como as centenas de jovens estudantes do ensino fundamental e médio de colégios da redes particular e públicas municipal e estadual, que renderam um verdadeiro tributo aos protagonistas da Semana de Arte Moderna Brasileira.

Assim, foi possível ouvir na Avenida as Bachianas Brasileiras 5, uma das grandes composições de Heitor Villa-Lobos, executada pela Banda Marcial da Guarda Civil Municipal, e ver reproduzidos em telas e textos obras de artistas da literatura, da  dramaturgia e das artes plásticas, como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro. Um dos momentos mais emocionantes do desfile ficou por conta das crianças do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, que vestidas de aventais de artistas plásticos homenagearam os gênios da pintura plástica moderna brasileira.

Também, arrancando aplausos efusivos do público, a Fanfarra Lobos Guerreiros do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC Jorge Amado deu um verdadeiro show executando clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Foi destaque ainda a participação da Escola Municipal Frederico Smith Lima, que reproduziu em mosaicos telas famosas de Tassila do Amaral – Abaporu e Operários e de Anita Malfatti – O Homem Amarelo.

As obras dos artistas da Semana de Arte Moderno também ganharam forma no desfile dos alunos das escolas municipais Marechal Humberto Castelo Branco, Luiz Viana Filho, Iolanda Pires, Comunitária Rainha da Paz, Grupo Escolar Roberto Santos e do Grupo de Estudos e Intervenção em Alfabetização. As homenagens ao Centenário da Semana de Arte também foram evidenciadas pelo grupamento da Rede Particular de Ensino, através da Escola PIO XII, Colégio Geórgia e Colégio Adventista de Itabuna.

A participação da Rede Pública Estadual de Ensino nas comemorações do 7 de  Setembro foi marcada pelo Colégio Estadual Valdelice Pinheiro, acompanhado da Banda Marcial, e o Colégio Estadual Félix Mendonça.

No grupamento militar, além do Tiro de Guerra, que abriu o desfile na Avenida do Cinquentenário, um total de 566 integrantes representaram o Colégio da Polícia Militar (CPM), Instituto Municipal Aziz Maron (Imeam), Escola Municipal Flávio Simões Costa, o 15º Batalhão de Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna, 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Esquadrão da Polícia Montada. Ainda neste grupo, desfilaram a Guarda Civil Municipal e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Representando o segmento de entidades da Sociedade Civil Organizada, também participaram das comemorações pelos 200 Anos da Independência do Brasil, o Núcleo Cuidar, as Lojas Maçônicas, o Rotary Club de Itabuna, o Lions Club, além do Movimento Bandeirantes e Clubes dos Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro  (PSD) abriu o desfile cívico do Sete de Setembro com revista às tropa. Houve  hasteamento de bandeiras e canto do Hino Nacional. O povo, verdadeiro guardião da cidadania e brasilidade deu um show ocupantes todos os  espaços do centro da cidade.

1 comentário
  1. […] post ITABUNA CELEBROU BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ENFATIZANDO O LEGADO CULTURAL DA SEMANA D… apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.