AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

ITABUNA: CHUVAS E VENTOS CAUSAM A INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ESTAÇÕES DA EMASA

As chuvas que atingem a região sul do Estado, acompanhadas de fortes ventos, raios e trovões, provocaram a interrupção por 18 horas no fornecimento de energia elétrica na Estação de Captação de Água, em Rio do Braço, distrito de Ilhéus, e também na Estação Elevatória de Água Bruta, na Vila de Mutuns, em Itabuna.

Depois de realizar uma varredura na rede elétrica e uma manobra no início da manhã de hoje, dia 25, técnicos da Neoenergia Coelba conseguiram restabelecer o abastecimento de energia para as estações, o que possibilitou à Empresa Municipal de Águas e Saneamento – EMASA voltar a operar a produção de água.

Segundo o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, a suspensão do fornecimento de energia elétrica por longos períodos provoca atrasos no cronograma do fornecimento de água em Itabuna.

“A paralisação por parte da concessionária de energia, devido às fortes chuvas e ventos, que causaram danos na rede de transmissão. Comprometeu o sistema de captação e elevação de água bruta da EMASA, que ficou parado durante todo esse tempo, a Neoenergia Coelba em um grande esforço, conseguiu normalizar a situação. Por volta das 8 horas, retomamos a produção de água tratada na ETA principal”, disse Bitencourt.

As estações de captação e elevatória da EMASA estão localizadas em áreas rurais e de mata e a rede elétrica fica sujeita a danos devido as intempéries. Como quedas de árvores sobre as linhas de transmissão energia.

Ainda de acordo com Bitencourt, esses incidentes prejudicam o sistema de manobras. “Paulatinamente iremos normalizando o abastecimento em todas as zonas da cidade, é importante que a população faça o uso racional da água e evite o desperdício”, advertiu o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.