Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
PM Itabuna – Lavagem do Beco

ITABUNA: COM ESTOQUE BAIXO, BANCO DE SANGUE APELA PARA QUE OS DOADORES RETORNEM

O coordenador de captação do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Adelson Bispo, pede que as pessoas voltem a doar para a unidade, que registra uma forte queda no estoque desde o início da pandemia do novo coronavírus. Hoje, a unidade vem fazendo a captação média de 450 bolsas mensais de sangue, quando o ideal seria uma média de 1.500.

Adelson Bispo explica que todas as medidas de segurança foram reforçadas para proteção dos doadores e dos pacientes. Entre as medidas estão o limite de pessoas que aguardam na sala de espera e o agendamento do horário para a chegada e permanência no Banco de Sangue. Para garantir o distanciamento, são atendidas seis pessoas por hora.

Para agendar um horário para doação, a pessoa só precisa ligar para o número (73) 3214-9126 e informar os horários que pode comparecer à unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, o atendimento é feito das 7 às 14h.

O coordenador de captação do Banco de Sangue de Itabuna destaca que a necessidade de hospitais por sangue e seus componentes é a mesma de antes da pandemia do novo coronavírus, pois os serviços de urgência e emergência estão mantidos, assim como algumas cirurgias eletivas. Doe sangue e ajude a salvar vidas !.

Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma queda média de 70% na quantidade de doadores. A unidade recebia entre 1.200 e 1.300 bolsas de sangue mensais. O material coletado é usado para o atendimento a pacientes de 120 municípios pactuados.

Caravanas de Doadores  

Adelson Bispo conta que, para tentar minimizar o problema na baixa do estoque, está retornando com as caravanas de doadores. “Há muita gente querendo doar, mas, por causa das restrições para a circulação do transporte intermunicipal, não tem conseguido. Por isso, estamos voltando com as caravanas, adotando todo um protocolo de segurança. A primeira delas veio de Camacan. Para manter o distanciamento, vieram 18 pessoas num ônibus com capacidade para 44 passageiros”, relata.

Os moradores dos municípios circunvizinhos que tiveram interesse em organizar caravanas podem entrar em contato com o Banco de Sangue para saber quais medidas devem ser adotadas para evitar a disseminação do vírus. “Estamos numa região onde, infelizmente, o correm muitos acidentes que precisam de intervenções cirúrgicas e bolsas de sangue”, destaca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.