Sicoob
Plansul
CVR
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: CORONEL GILBERTO SANTANA É CONDENADO POR ASSÉDIO E JUSTIÇA DETERMINA PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO

O Tribunal Regional do Trabalho reconhece o Coronel Gilberto Santana como assediador e determina indenização aos Guardas Municipais de Itabuna.

“Mais uma vez o SINDGUARDAS-Bahia provou que o Assédio Moral continua nas Guardas Municipais. Não iremos admitir isso com os agentes da família azul marinho da Bahia. Combateremos sempre essas práticas abusivas”, comemorou a decisão o Presidente do Sindicato, Pedro de Oliveira.

Os atos praticado pelo Coronel Gilberto Santana enquanto esteve à frente da SESTTRAN ainda repercutem para o Município de Itabuna. Nos autos da Ação Coletiva nº 0000184-27.2021.5.05.0463 movida pelo SINDGUARDAS-BA a 2ª Turma do TRT5 reconheceu as atitudes do então Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito como assédio moral coletivo sofrido por toda a corporação.

Segundo o Desembargador Esequias Pereira de Oliveira o assédio moral foi verificado pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Em determinado trecho da decisão, o eminente Relator afirma que a farta prova dos autos deixou claro que as condutas realizadas pelo então Secretário Cel. Gilberto Santana foram caracterizadoras do assédio moral, a exemplo da utilização de palavras chulas, de conteúdo impróprio e inadequado para alguns ambientes, em especial o ambiente de trabalho, assim como atitudes direcionadas para os servidores que faziam qualquer tipo de questionamento, mormente quando ligados aos sindicatos.

O Tribunal fixou o valor da indenização por danos morais em R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada Guarda Municipal.

Relembre o caso:

https://ipolitica.blog.br/itabuna-vereadores-vao-apreciar-pedido-de-voto-de-censura-a-gilberto-santana/

https://ipolitica.blog.br/itabuna-polemica-envolve-o-secretario-gilberto-santana/

https://ipolitica.blog.br/itabuna-agentes-de-transito-sao-afastados-por-cobrar-salarios-atrasados/

https://ipolitica.blog.br/itabuna-em-nota-sindserv-repudia-atitude-de-secretario-gilberto-santana/

7 Comentários
  1. José Diz

    Município kkkkkkk

  2. Anônimo Diz

    E FOI FOI ? VEJO É MUITA GENTE QUERENDO GANHAR DINHEIRO NO FÁCIL.
    ESTAMOS EM UMA SITUAÇÃO QUE UMA CARA FEIA, JÁ É MOTIVO DE DANOS MORAES.
    QUANTO + O HUMANO DEIXA DE SER HUMANO + A DECÊNCIA E ORDEM HUMANA SE DISTÂNCIA DO HOMEM(humano)
    VOCÊS FAZ IDEIA DO QUE ESSA CLASSE(COM EXERCOES) FEZ OU FAZ COM OS SEM VOZ? EXPERIÊNCIA PRÓPRIA. O QUE JÁ VI DENTRO DA PREFEITURA A AÇÃO DE ALGUNS GUARDAS MUNICIPAIS? SERIA CASO DE PRISÃO É MESMO PERDER A FARDA! E NADA ACONTECEU.
    ALGUNS SÃO VERMES TREVAS PURA.
    ISTO É FATO

  3. Jl Diz

    Prepotente e arrogante

  4. Anônimo Diz

    Algo errado. Ao consultar o processo pelo número informado. Estão no polo da ação Sindiguarda e Municipio de Itabuna. A condenação foi ao município e não ao Coronel conforme manchete e matéria vinculada.

  5. Velhosilva Diz

    Duvido que os guardas recebam . Mas só o fato da condenação já deixa muita gente feliz.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Aldo Nunes Nogueira Diz

    So isso? Muito pouco em se tratando da forma que sempre é tratado o subordinado. E a secretaria deveria receber a sua condenação tambem por nomear um cidadão desse,sabendo de suas cobranças com relação ao servidor.sempre foi assim quando na ativa das funções policial militar.

  7. Alisson Diz

    Uma pergunta. Quem paga a indenização. O município ou o coronel?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.