Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
sicoob
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

ITABUNA É UMA DAS CINCO CIDADES CONTEMPLADAS COM O PROJETO ‘CINE MOVIMENTO CENTRO’

O projeto será iniciado no dia 30 de julho e beneficiará as cidades de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro e Guanambi.

Com o objetivo de proporcionar acesso à cultura cinematográfica nacional e de equipar os espaços culturais como Salas de Cinema digitalizadas, o Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF), em Itabuna, será transformado em uma sala de cinema e vai abrigar o Projeto Cine Movimenta Centro.

O projeto será iniciado no dia 30 de julho e beneficiará as cidades de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro e Guanambi. A iniciativa exibirá gratuitamente o cinema brasileiro em Centros de Cultura.

Na programação, estão inclusas sessões de curtas e longas-metragens com programação semanal, sempre nas terças-feiras.

De acordo com o coordenador do Cine Movimenta Centro, Esmon Primo, o projeto é muito importante para as cidades contempladas. Ele conta ainda que a estrutura arquitetônica do centro de cultura facilita a absorção de uma sala de cinema. “A arquitetura diferenciada desses espaços permitirá que estas salas sejam adaptadas, proporcionando ao público a sensação de estar realmente em uma sala de cinema, já que serão instalados equipamentos de som e imagem digitais”, enfatizou.

O coordenador revelou também que após as instalações, o projeto iniciará uma gestão dedicada à exibição de filmes até março de 2025.

A produtora do projeto em Itabuna, Cristiane Santana, reforça que além da promoção do cinema nacional, o projeto visa a formação de plateia e que a partir do dia 06 de agosto as sessões serão quinzenais, sempre às 15 horas. “Em agosto, as acontecerão quinzenalmente e voltadas para escolas, com bate-papo, com acessibilidade. Os diretores das escolas interessados podem entrar em contato e fazer o agendamento prévio”, antecipou.

Além das exibições de curtas e longas-metragens, o projeto promoverá comentários e debates com o público com profissionais da área de cinema e do audiovisual após cada sessão, a fim de partilhar as experiências relacionadas aos temas dos filmes.

Este projeto também se destaca por conta da abordagem inclusiva com títulos que contém todos os pacotes de acessibilidade, a exemplo da autodescrição e outros dispositivos disponibilizados por aplicativo a serem utilizados durante as sessões.

O Projeto Cine Movimenta Centro foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Bahia e tem o apoio financeiro do Governo do Estado através da Secretária de Cultura, via Lei Paulo Gustavo direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar Nº 195, de 8 de julho de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.