Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

ITABUNA: JOVENS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE USO INDEVIDO DE DROGAS

O Centro Brasileiro de Cursos – Cebrac vem oferecendo diversos cursos de capacitação visando o mercado de trabalho. São cursos em sete áreas diferentes com metodologia própria e foco em empreendedorismo, Sustentabilidade e responsabilidade social.

Nesta sexta-feira, 16, cerca de 200 jovens do CEBRAC Itabuna participaram de uma palestra sobre o USO INDEVIDO DE DROGAS, SEUS EFEITOS BIOLÓGICOS E SOCIAIS ministrada pelo geógrafo e mestre com ênfase em criminologia de ambientes Roberto José.

De acordo com Roberto José os jovens necessitam aprimorar seus conhecimentos sobre as drogas e o quão prejudiciais são e como podem destruir lares, famílias e sonhos. Assim, o uso de drogas pode expor uma pessoa a vários riscos, pois o primeiro passo para qualquer tipo de dependência, seja ela às drogas ou ao álcool, é o ato de experimentar a sensação que esses produtos podem oferecer para o organismo, mesmo que o jovem não tenha uma tendência genética para o desenvolvimento do vício, o risco de vivenciar situações de abuso no consumo desses compostos se torna cada vez maior. Assim, a única maneira de evitar o problema com consumo de drogas na vida adulta é atuar com a PREVENÇÃO, o que na prática é a proposta dessa palestra, a prevenção através do empoderamento e do protagonismo juvenil.

Enfatiza Roberto José que desenvolver a habilidade de dizer “NÃO”, é o primeiro cuidado que um jovem deve ter para se manter distante do consumo de drogas, é saber negar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. Dizer a alguém que lhe oferece drogas que você não tem interesse em consumir aquele produto pode ser feito de maneira tranquila e cordial, sem precisar ofender ou agredir quando se sentir pressionado para aceitar a oferta.

Além disso, o jovem deve contar com uma estrutura familiar sadia e de diálogo, pois a harmonia em ambientes familiares é uma ótima estratégia para contribuir para a prevenção do uso de drogas na adolescência, mas também na vida adulta.

Para finalizar, aponta o palestrante que a pratica de atividades esportivas e culturais geralmente se mantêm distantes do uso de drogas. Como o exercício físico e a pratica de qualquer atividade cultural estimula a produção de endorfina, que é um hormônio relacionado com a sensação de prazer, esses indivíduos procuram com menor frequência o uso de drogas para se sentirem melhores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.