Plansul
Sicoob
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Ieprol

ITABUNA: MAJOR FÁBIO FALA AO CAFÉ IPOLÍTICA SOBRE OS DESAFIOS DA SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA

Com um currículo na carreira militar que muito o orgulha (foi o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Itabuna, responsável por transformar a CIPE Cacaueira em companhia independente e responsável por trazer os Colégios da Polícia Militar para Itabuna e Ilhéus), o Major Alberto Fábio Ferreira Santana, que prefere ser chamado somente de “Capitão Fábio”, atualmente presidente do Podemos, tendo assumido a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) de Itabuna, na última terça-feira, 22/08, falou ao Café iPolítica na Interativa deste sábado, pela rádio Interativa FM 93,7 sobre as primeiras impressões a frente da pasta.

Disse que Itabuna possui um efetivo de pouco mais de 300 integrantes na Guarda Civil Municipal e que esse efetivo atende ao que se prevê na lei que rege o funcionamento das Guardas Civis. Falou sobre a organização robusta da corporação, observando os destacamentos, como a Ronda Municipal (ROMU), a Ronda Guardiã Maria da Penha e o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA). Para completar, disse que um dos projetos que carrega consigo para completar os destacamentos da Guarda Civil é a criação da Ronda Escolar.

Durante a entrevista, o mandatário falou ainda dos trabalhos de ordenamento que pretende desenvolver em Itabuna até o final da gestão, especialmente no que se refere às feiras do Centro Comercial e da Califórnia, a exemplo do que já está sendo feito em com a Feira do São Caetano.

Foi questionado sobre como pretende resolver o problema dos vendedores ambulantes que se multiplicam na Avenida do Cinquentenário e revelou que há um projeto em curso de ampliação da Praça Otávio Mangabeira [também conhecida como Praça Camacã], no centro, e que, a partir do recadastramento desses trabalhadores, um espaço privilegiado naquela localidade estará disposto especificamente para abrigá-los.

O Capitão Fábio falou de sua relação com o prefeito e como surgiu o convite para assumir a SESOP, o que, para ele, chega como mais um desafio para a sua carreira: “Eu sou um sujeito híbrido. O prefeito viu em mim um quadro técnico e um quadro político. Por isso, eu fui convidado e aceitei”, disse o capitão, indicando ainda que um dos fatores que facilita muito o seu trabalho à frente da pasta é o reconhecimento das Guardas Civis nos municípios como parte integrante dos sistemas de segurança dos municípios. “Hoje, a gente não pode mais dizer que Segurança Pública é [somente] com os estados, porque Guarda Civil também tem poder de polícia e vamos fazer jus a esse poder. Vamos ajudar ao Estado no combate aos crimes”, prometeu.

2 Comentários
  1. Valdelice Diz

    O dr. Humberto flw p nois mães de crianças da escola q o pessoal da ronda escolar já tinha até providênciado viatura e grupo p os guarda!!
    Cadê prefeito já ou não?

  2. João Diz

    Sobre esse tal cadastramento ai dos ambulantes da cinquentenário ele já foi feito pq nós já preenchemos os papéis e até já tinha sido apresentado projeto pelo outro secretário vai zerar tudo de novo? Estamos lascados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.