ITABUNA: “NÃO SEI NEM QUE DIA EU VOLTO A FALAR NESSE LUGAR”, DIZ VEREADOR DANILO FREITAS
O vereador Danilo Freitas (UB), durante a sessão plenária desta terça-feira (29) na Câmara de Itabuna, disse que “não sabe até quando volta a falar nesse lugar”. A fala foi durante um desabafo feito sobre a situação da cidade. Danilo, que é líder da bancada da oposição, falou também sobre sua viagem à Brasília e do apoio do deputado estadual Fabrício Pancadinha (SD).
Freitas comentou também sobre a lista divulgada de funcionários contratados da prefeitura. Para o parlamentar, a lista causou muito incômodo, pelo fato de algumas pessoas terem acusado ele de ter vazado nas redes sociais. “Digo perante o povo, tenho minha consciência tranquila, nem todo mundo ali é fantasma, tem muita mãe e pai de família que realmente trabalham por essa cidade. Não concordo com muitas críticas que estavam fazendo sobre a lista”, disse.
O vereador frisou ainda que está investigando nomes que considera como “fantasma” e que vai ser denunciado no Ministério Público Estadual. “Não terei pena e nem misericórdia, se minha mãe estivesse na lista, ia denunciar também”, pontuo. Danilo falou que não é certo a atitude do prefeito em ir à rádio e dizer que não tem nada de irregular na lista. “Esse rapaz precisa parar de fazer política e começar a fazer gestão”, finalizou.
Emenda de Pancadinha
Danilo mencionou no plenário que o deputado estadual e ex-colega Fabrício Pancadinha (SD) vai enviar uma emenda parlamentar para o gabinete odontológico do posto de saúde do Nova Itabuna.
Segundo ele, os investimentos vão contemplar na aquisição de novos equipamentos para melhorar o atendimento do povo.
Saída de Danilo
Polêmico, o vereador responde na Comissão de Ética da Casa sobre uma fala referente à primeira-dama Andrea Castro (relembre aqui). Rumores dão conta de que o vereador deve ser notificado sobre um afastamento pelo período da investigação da Comissão.
Em tom de despedida, ou não, Danilo disse que não sabe até quando vai permanecer na Casa e que não irá se curvar diante dos problemas da cidade.
Conselho de Ética
No último dia 28/08, voltou a se reunir o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Itabuna e na oportunidade foi apresentado o Relatório sobre os trabalhos realizados no processamento da conduta do vereador Danilo Freitas Santos, em razão da Representação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – CONSEMDAMI.
A referida conduta foi objeto de instauração de Processo Disciplinar, pelo Conselho de Ética e está tipificada no Código de Ética como violadora do Decoro Parlamentar
O Conselho processou a conduta do vereador Danilo Freitas e o relator Kaiá da Saúde apresentou seu relatório perante os membros do Conselho, informando dentre outras considerações, que o parlamentar havia realmente quebrado, violado regras de decoro parlamentar, demonstrando quais penas estão previstas no Código de Ética e que o Conselho poderá decidir pela aplicação ao vereador processado, inclusive a possibilidade de ter suas prerrogativas de vereador suspensas por alguns meses e/ou cumulada com outras penalidades previstas na legislação.
Trabalhos presididos pela Presidenta da Comissão, a vereadora Wilmaci Oliveira.
O vereador Danillo Freiras não se fez presente na reunião, mesmo sendo notificado, e por essa razão, após a sua devida cientificação quanto ao ato processado, será publicada a decisão com as penalidades cabíveis e previstas no ordenamento jurídico específico da Casa Legislativa.
Essa ITABUNA é uma graça. Temos 21 vereadores e somente 1 que não está no colo do prefeito. O único vereador de verdade, pode ser caçado por um comentário que subintende ser da 1a dama, ao discursar disse que o pitbull enraivado colocou sua lessi pra dentro de casa. Criou-se uma celeuma somente no intuito de caçá-lo. Realmente essa câmara municipal é um circo.