ITABUNA: PREFEITURA ACIONA A POLÍCIA FEDERAL DEPOIS DE VIOLÊNCIA ENTRE REFUGIADOS VENEZUELANOS E EXPÕE SITUAÇÃO AO GOVERNO FEDERAL
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), vai apresentar um boletim de ocorrência da Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus, sobre a violência entre integrantes das famílias indígenas venezuelanas temporariamente abrigadas no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no Mangabinha, onde se deram os fatos no domingo, dia 12.
Pelas informações iniciais, parte dos imigrantes se envolveu em bebedeiras no abrigo humanitário, onde houve atritos entre o cacique e a mulher e um cunhado, bastante alcoolizado. Além disso, a confusão atingiu um dos bares do bairro onde outros indivíduos também bebiam, tendo um deles dado um tapa no rosto de uma criança o que irritou a mãe dela que chamou vizinhos.
A Polícia Militar da Bahia foi acionada, por meio do 15º BPM, para intervir e restabelecer a paz na unidade escolar, além de prestar assistência aos feridos com hematomas na cabeça, rosto e pelo corpo, levando-os ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde não houve internamentos. A maioria das vítimas retornou ao abrigo à exceção do irmão do cacique e cunhado da mulher, que teve o cabelo cortado, que teria sido expulso do grupo de indígenas venezuelanos da tribo Warao.