COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilhéus
Buerarema
Plansul
Ieprol

ITABUNA: PREFEITURA DEFLAGRA MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI NOS BAIRROS COM MAIOR INCIDÊNCIA

Mais de 100 funcionários públicos municipais participaram de um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti promovido pela Prefeitura de Itabuna, na manhã desta quarta-feira, dia 11, nos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho. Estes três bairros, apresentam maior incidência de casos de arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya.

“Somente o Novo Horizonte, apresenta 13,8% de infestação predial. Outros bairros também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem água em muitos reservatórios pequenos”, informa a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro. Atualmente, Itabuna tem notificados 1.469 de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus.

As equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde, etc. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estão trabalhando simultaneamente nas comunidades de maior incidência de focos do mosquito e de casos de arboviroses, com ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti. De acordo com Lucimar Ribeiro, este mutirão terá continuidade nestas localidades até a sexta-feira, dia 13.

“Nossa meta é visitar 100% dos imóveis. Mas, é importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, informa a coordenadora de Endemias.

O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, frisa que a equipe da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) segue o roteiro da Secretaria Municipal da Saúde dando o suporte necessário à remoção do lixo e entulho que deve ser comunidade removido dos quintais e terrenos baldios.

“Constantemente a gente vem fazendo este trabalho, que agora ganha reforço por meio deste mutirão. Nos últimos meses, já conseguimos extinguir 60 pontos de descarte ilegal de entulho, o que auxilia bastante no trabalho preventivo de combate a focos do mosquito”, completa Pellegrini.

Segundo ele, em outras localidades da cidade também estão sendo intensificados os serviços de limpeza e remoção, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e na saída de Itabuna sentido Ilhéus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.