Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: REPRESENTANTES DA PREFEITURA PARTICIPAM DE ENCONTRO COM AVALIADORES DO MEC NA FASA

Representantes da Comissão Nacional de Avaliação dos Cursos de Medicina do Ministério da Educação (MEC) visitaram a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna  (FASA) nesta quinta-feira, dia 26, para avaliação do curso de graduação da unidade. No evento, os secretários municipais de Saúde, Educação e Gestão e Inovação representaram a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

A visita tem o objetivo de realizar o monitoramento do curso Medicina vinculado ao Programa Mais Médicos. Os secretários municipais Lívia Mendes Aguiar (Saúde), Moisés  Figueiredo de Carvalho (Gestão e Inovação) e Josué Brandão Júnior (Educação) tiveram a responsabilidade de relatar as ações de contrapartida da FASA no município. O MEC avalia também como anda a integração ensino-serviço e se a faculdade atende aos requisitos legais para atuação na cidade.

Por meio do convênio com a FASA Itabuna junto a gestão já foram realizadas inúmeras ações para melhoria na qualidade da saúde pública enquanto contrapartida, a exemplo da requalificação e aquisição de equipamentos para as unidades de saúde, implantação da sala de simulação realística no SAMU-192, dentre demais avanços.

Outro grande feito nesta gestão, foi a implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), que tem por objetivo garantir a representação do acesso das instituições de ensino – a exemplo da FASA – a todos os estabelecimentos de saúde, o que tem favorecido por exemplo, a inserção de alunos nas unidades, atuando e ajudando as equipes, como também, contribuindo no processo de aprendizagem prática.

Estiveram presentes representando o MEC, os avaliadores doutora Maria Cristina Subtil e  Ademir Garcia Reberti. Representando a gestão a Prefeitura de Itabuna, além dos secretários, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto.

Além destes, as diretoras dos departamentos de Média e Alta Complexidade (MAC) e Atenção Primária (DAP), Roberta Fulgêncio e Alessandra Lopes, respectivamente, e as coordenadoras da urgência e emergência, do COAPES, e do NEP, Rafaela Caldas, Tatiane Reis e Luciana Brito. FASA Itabuna, representada pelo diretor-geral Dr. Luciano Tourinho, a coordenadora do curso de medicina, Dra. Mércia Margotto, dentre demais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.