Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: SANTA CASA COLOCA EM FUNCIONAMENTO ‘GRIPÁRIO’ PARA ATENDER CASOS SUSPEITOS DE H3N2

A Santa Casa de Itabuna iniciou, nesta segunda-feira (3), atendimento a pacientes com sintomas de gripe em um polo especial dedicado as síndromes gripais “gripário”, por causa do surto de Influenza A, com maior ocorrência para o vírus H3N2. A unidade auxiliar está localizada na Rua Antônio Muniz nº 200, Pontalzinho, ao lado do escritório da Necrópole.

Com funcionamento inicial de 24 horas por dia, a unidade referência conta com uma equipe específica e já treinada para atender os casos relacionados ao surto de gripe H3N2, com médicos, enfermeiros, sala de classificação de risco, consultórios médicos, sala de observação e sala de preparo de medicação.

“O gripário”, explica o médico infectologista Fernando Romero, “atenderá somente casos leves de gripe, sem complicações clínicas, como uma unidade auxiliar do pronto atendimento, aos pacientes com síndrome gripal. Pacientes com diagnóstico de Covid-19, idosos ou com desconforto respiratório deverão ser encaminhados para o PA 2.

Não será necessário agendamento, ou seja, o atendimento é por livre demanda de pacientes sintomáticos. O infectologista ressalta que a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção do coronavírus também é eficaz para proteger contra a Influenza, e afirma que a gripe pode evoluir complicações graves.

A Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias.

Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves. A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

A vacina influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Armas contra o vírus

Já foi comprovado que a máscara e a vacina resultaram na queda do número de pessoas com Covid-19 e na redução drástica no número de agravamentos, com redução das demandas de pessoas em leitos de UTI por conta da Covid-19, com diminuição do número de mortos. A vacina funciona, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.