Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

ITABUNA: SECRETÁRIA DE PROMOÇÃO SOCIAL EXPLICA MORTE DE CRIANÇA POR DESNUTRIÇÃO

A secretária interina de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, Luciana Seara, participou no último sábado, 11/05, do programa Café iPolítica na Boa FM, e tratou da situação das crianças venezuelanas e suas famílias que chegaram em Itabuna em 2023. Ela explicou que os venezuelanos foram abrigados em um prédio escolar desativado, cedido pelo governo estadual ao município. Desde a chegada desse grupo, a secretaria tem acompanhado de perto, especialmente as crianças, buscando atender suas necessidades.

Seara relatou que inicialmente houve a preocupação em oferecer acomodação e alimentação adequadas ao grupo, no entanto, posteriormente, identificou-se que se tratava de uma etnia indígena venezuelana, o que demandou uma mudança nos itens alimentícios, visando respeitar a memória afetiva deles. Denúncias anônimas, no entanto, informavam sobre a falta de regramento alimentar e de cuidados, especialmente com as crianças.

Segundo a secretária, já existem denúncias no Conselho Tutelar e na Vara da Infância e Juventude de Itabuna sobre o comportamento do grupo, como o deslocamento de crianças com os adultos para pedir dinheiro nas ruas e o barulho até tarde da noite no local onde estão abrigados, além da falta de cuidado e higiene.

Sobre a criança que faleceu por desnutrição, Seara afirmou que houve falta de responsabilidade dos familiares, observando que os refugiados precisam se submeter às leis do país, especialmente ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Quanto à segunda criança internada, ela enfrenta um tumor cancerígeno em um dos olhos e permanece hospitalizada.

Ricky Mascarenhas, Luciana Seára e Naty Almeida

Por fim, a secretária destacou o trabalho da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e informou que todos os integrantes do grupo foram inseridos nos programas assistenciais do Governo Federal.

O programa Café iPolítica na Boa FM vai ao ar todos os sábados, das 8h às 9h50min. O apoio é do Boteco Gaúcho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.