Porfirio
pm
Charliane
Plansul
uruçuca novo
Emasa
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

ITABUNA: SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA CHEGADA DE DOSES DA VACINA PFIZER

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio e do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica a chegada de 480 doses do imunizante contra a Covid-19 da vacina belga Pfizer.

As doses já tem grupo prioritário definido e nesta primeira remessa serão destinadas integralmente às gestantes e puérperas. Vale ressaltar que a vacinação deste grupo havia sido interrompida há mais de um mês por orientações do Ministério de Saúde. Recentemente, em última resolução da Comissão de Intergestores Bipartite – CIB, esse público voltou a ser incluído no calendário de vacinação contra Covid-19, mas somente para a vacina Pfizer.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, celebra a chegada de mais uma remessa para um grupo vulnerável: “Estamos avançando na vacinação e contemplando, prioritariamente, aqueles que mais necessitam dessa proteção. Seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde, e da CIB, tenho certeza que continuaremos caminhando. Mas vale lembrar que é importante contarmos com a conscientização de todos com relação às medidas protetivas contra a Covid-19. As taxas de ocupação dos leitos UTI Covid continuam altas e precisamos da contribuição de cada um”, pontuou.

Nesse sentido, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, evidencia a necessidade de priorizar as gestantes neste momento. “As gestantes e puérperas são um público vulnerável e, como estão aptas apenas para esta vacina, vamos direcionar toda essa remessa para esse grupo que corresponde a 20% das gestantes do município”.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que o próximo passo será fazer o levantamento das gestantes do município. “Neste primeiro momento, vamos fazer um apanhado das gestantes e puérperas mais vulneráveis e aquelas que tem menos acesso, por conta da distância. Conforme recebermos mais doses, vamos contemplando as demais, seguindo essa linha.”

A vacina será aplicada somente na Rede de Frio – fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e a data ainda será definida mediante as conclusões do levantamento, conforme a melhor logística para atender a esta população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.