Cerveja Je assunção
uruçuca novo
Buerarema
Plansul
Ieprol

ITABUNA: SECRETARIA DE SAÚDE VAI REALIZAR TESTAGEM RÁPIDA PARA COVID-19 NO BAIRRO DA CONCEIÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 15, mais uma etapa de testes rápidos para detecção de casos do novo coronavírus em comerciantes, comerciários e pessoas residentes no Bairro da Conceição. O atendimento será das 8 às 13 horas na Rua Bela Vista, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição. A previsão é de que sejam testadas cerca de 600 pessoas.

A iniciativa da Diretoria de Vigilância da Saúde integra o Plano Municipal de Combate à Covid-19. Profissionais das divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde participam da ação conjunta, visando realizar um maior número de testes no bairro.

Além do teste rápido, também haverá aplicação de testes de antígeno que, segundo a supervisora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, é rápido e indolor, mas capaz de detectar a proteína do núcleo viral do SARS-CoV-2. Ela disse que, em caso de positivo, a pessoa será encaminhada à Unidade de Saúde para tratamento e acompanhamento pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica.

Maristella ressalta a importância de se realizar o teste para detectar a doença, mesmo daquelas pessoas que não mais apresentem sintomas. “Muita gente pode não apresentar os sintomas da Covid-19. E, sem intenção, contamina outras pessoas da própria família ou de fora dela, o que faz com que aumente o número de infectados na cidade”, relata.

Esta mesma ação de promoção à saúde e de detecção precoce de casos do novo coronavírus já foi realizada em outros bairros de Itabuna, a exemplo do São Caetano, Santo Antônio, Califórnia e no Sarinha Alcântara, atendendo também moradores de áreas vizinhas como Jardim Primavera, Vila Anália, Novo São Caetano e Novo Jaçanã. Até o momento, cerca de duas mil pessoas já passaram pela testagem durante a ações desencadeadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.