Pref ilheus novembro
Plansul
uruçuca novo
Buerarema
Ieprol

ITABUNA: SECRETARIAS DE SAÚDE E DE PROMOÇÃO SOCIAL IMUNIZAM MORADORES DE RUA E DOAM COBERTORES

Rosângela Gomes de Souza, vive em situação de rua desde a infância, recebeu a dose única da vacina Janssen que lhe foi aplicada por vacinadores da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde. Ela integra um grupo de pessoas em condição de rua assistidas pela Prefeitura de Itabuna.

Em parceria com Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, pessoas como Rosângela foram imunizadas contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira, dia 21, no Centro Especializado em Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro Jardim Grapiúna.

Em paralelo, a secretária de Promoção Social, Andrea Castro, fez a entregar cobertores a cada uma das pessoas atendidas no Centro Pop, dentro da Campanha Aquece Itabuna, que consiste justamente na doação de cobertores para quem vive nas ruas de Itabuna.

Segundo a secretária Andrea Castro pelo menos 80 pessoas foram imunizadas nesse primeiro momento, como resultado da busca ativa de técnicos da Secretaria nos principais pontos da cidade que concentram pessoas em situação de rua. “Como é um público flutuante, se houver mais gente, nós vamos continuar com o procedimento de vacinação e distribuição de agasalhos e alimentos”, informou.

Andrea Castro disse que essa ação mostra que a gestão do prefeito Augusto Castro busca assistir e acolher a população itabunense independente da condição social. “A imunização para esse público, por exemplo, é uma das primeiras ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir a saúde dessa população tão vulnerável e que precisa, não apenas do alimento, mas, de acolhimento, atenção e promoção à saúde”, destacou.

Em relação à Campanha Aquece Itabuna, a titular da Secretaria de Promoção e Combate à Pobreza adiantou que a equipe de abordagem social continuará a distribuição itinerante de cobertores as pessoas em situação de rua. Ela informou que o material foi adquirido com recursos do próprio município.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, disse que a ação conjunta de hoje levou saúde para as pessoas, principalmente as que mais precisam. “Muitas dessas pessoas não dispõe de recursos para adquirir uma simples máscara. Também demonstra que estamos chegando com nossos serviços. A imunização contra a Covid-19 é grande passo”, afirmou.

Vivendo na rua, Marcos Pereira dos Santos, 31 anos, é cadastrado no Centro Pop e foi imunizado contra a Covid-19. Ele disse que não esperava que “alguém se preocupasse em vacinar pessoas como nós que mesmo com famílias, preferimos morar na rua. Foi uma atitude muito boa e ficamos felizes por isso”, declarou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.