Pref ilhéus
Plansul
uruçuca novo
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

ITABUNA TERÁ O PRIMEIRO EVENTO TESTE DO INTERIOR DA BAHIA

Com intuito de estabelecer a retomada gradual nos eventos em Itabuna, a Prefeitura Municipal junto à Itabunense de Cultura – FICC – realizarão, no próximo sábado (18), o Evento Teste. O Projeto tem como principal objetivo avaliar protocolos e procedimentos que venham a contribuir com o setor de eventos, analisando a disseminação do coronavírus em aglomerações de pessoas.

Com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores e Associação Comercial de Itabuna, o evento foi aprovado na terça-feira (14) em sessão pública especial e será baseado em um protocolo geral, avaliado pela Secretaria de Saúde em conjunto com a FICC, para garantir segurança e possibilidade de avaliar as medidas restritivas contra o coronavírus nas condições expostas.

O evento será na Terceira Via Hall, com início às 16h, e contará com apresentações de Sinho Ferrary, Kaio Oliveira e outras atrações. Com uma proposta solidária, os convidados deverão levar 3kg de alimentos não perecíveis. Não haverá cobrança de ingresso.

A idealização

Preocupados com o Setor de Eventos, fortemente atingido por conta da pandemia do Covid-19, e com os agentes culturais paralisados nesse período, a gestão de Augusto Castro se mobilizou para iniciar os procedimentos adequados de retomada gradual dos eventos na cidade. O avanço da vacinação na cidade de Itabuna junto à baixa de números de casos ativos permitiu a idealização do Evento Teste, de modo a garantir a segurança de todos os envolvidos. Segundo a secretária de saúde, Lívia Mendes, a cidade atingiu uma marca média de 60% de decréscimo referente à 14 dias atrás, representando o indicativo de uma melhora nos casos.

Para o Presidente da FICC, Aldo Rebouças, o evento caracteriza um importante passo rumo à novos capítulos no setor de eventos. “O Evento Teste tem suma importância para que sejam avaliados as condições reais de realização de eventos na cidade, de um modo prático e objetivo. As normas e protocolos que serão aplicados, buscam seguir uma série de exigências sanitárias compatíveis com a realidade, para que os produtores de evento possam realizar. Esse, sem dúvidas, é um importante passo rumo à novos capítulos do setor na cidade.”

A festa será realizada com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, ACI e diversos produtores de eventos que auxiliarão em equipamentos, materiais e mão de obra.

O Protocolo

Os participantes serão convidados por padrinhos e madrinhas do evento, que consistem em produtores de eventos que foram escolhidos em sessão pública na Câmara de Vereadores. A capacidade máxima será de 500 pessoas selecionadas, que deverão ter acima de 18 anos e ter tomado, pelo menos, a primeira dose no mínimo, 30 dias antes do evento. Todos os profissionais envolvidos, equipe técnica, artistas e convidados deverão ser testados com o ANTÍGENO-PCR na véspera ou no dia do evento. A Secretaria de Saúde promoverá a testagem no dia 17, na Camara Municipal de Vereadores das 9h às 17h, e no dia 18, na entrada do evento, Terceira Via Hall, a partir das 15h.

Após o evento, os convidados estarão em contato, através de grupo do whatsapp, com o padrinho/madrinha e um profissional da saúde para monitorar as reações, pelo período de 10 dias.

Na entrada da Terceira Via, haverá um controle de filas para não gerar aglomerações, bem como aferição de temperatura e totens de álcool em gel. Todos os profissionais serão capacitados e paramentados para receber os convidados e realizar o evento com a segurança necessária.

“Temos nos desdobrado incansavelmente para entender os melhores caminhos para atender as demandas do setor. Em conjunto com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Ordem Pública e Secretaria de Trânsito, entendo que a realização desse evento teste proporcionará a elaboração de um relatório de monitoramento, definirá regras e protocolos para a retomada dos eventos e representará a preocupação do prefeito Augusto Castro com essa classe prejudicada que precisa dessa atenção” completa o Presidente da FICC, Aldo Rebouças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.