Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: “TRANSTORNO MENTAL NO IDOSO” SERÁ DEBATIDO EM CICLO DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE MENTAL

Está confirmada para esta sexta-feira, 16, a abertura do Primeiro Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental dentro das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate e à prevenção ao suicídio. A programação executada pela a Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna prossegue até o dia 30 deste mês.

O evento é destinado a médicos, enfermeiros, nutricionistas e odontólogos da Atenção Primária do município, e será aberto a partir das 8 horas, na sede da Secretaria de Saúde. Nesse primeiro dia, o médico do Ambulatório Psicossocial dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), de Itabuna, Josicelin Fonseca Almeida que falará sobre o tema “Transtornos Mentais no Idoso”.

Na sequência, a psicóloga do CAPS II, Aleilma Rolemberg dos Santos, fará uma explanação sobre “Escuta Terapêutica no Cuidado em Saúde Mental” e para fechar a programação do dia, a assistente social do CAPS Adulto, Solange Silva Pereira Santos, abordará p tema “Aspectos Psicossociais na Abordagem em Saúde Mental”.

A coordenadora das Unidades Especializadas de Saúde Mental, Naira Cruz, adiantou que, além de novas palestras, haverá rodas de conversa sobre assistência em saúde mental e fluxos de atendimento em Unidades de Saúde da Família do Módulo II, em parceria com a UniFTC.

Ainda segunda Naira Cruz, em situações de urgência e emergência, como em casos de surto psicótico em que a pessoa oferece risco a outros ou a si mesmo, a orientação é acionar o SAMU-192 que conduzirá o paciente à unidade hospitalar onde será avaliada sua internação em leito psiquiátrico e posterior direcionamento à uma unidade CAPS.

1 comentário
  1. […] post ITABUNA: “TRANSTORNO MENTAL NO IDOSO” SERÁ DEBATIDO EM CICLO DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE MENTAL apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.