COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilhéus
Buerarema
Plansul
Ieprol

ITABUNA VAI AUMENTAR A OFERTA DE SESSÕES DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA

Os Vereadores de Itabuna, Gilson de Jesus (Gilson da oficina) e Sivaldo Reis, do PL, solicitaram uma sessão especial em outubro do ano passado, na Câmara, onde foram discutidas a busca de apoio e a inclusão no orçamento municipal de 100 sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica, já que a Central de Regulação do SUS apenas reunia informações de pacientes, para que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertasse o tratamento.

De acordo com os parlamentares, a solicitação era necessária pois pacientes estavam perdendo membros superiores e inferiores por falta de atendimento e tratamento, principalmente as pessoas de baixa renda.

Agora, após a sessão e a repercussão, foram conquistadas mais 140 sessões, sendo 90 pelo município e 50 pelo Estado. “Uma grande vitória para estas pessoas que já sofrem com esta enfermidade e ainda necessitam deste tratamento difícil. Continuaremos lutando para aumentar este número de sessões”, salientou o Vereador Gilson da Oficina.

Segundo informações da SBMH (Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica), a Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Ela provoca um espetacular aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.