AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

ITABUNA: VOLUME DO RIO CACHOEIRA SOBE RAPIDAMENTE NA NOITE DESTE SÁBADO

Apesar de ter dado uma recuada muito leve no volume de água proveniente das chuvas que caem nas cidades da região desde o início da semana, no início da noite deste sábado, 27/01, o volume voltou a aumentar por volta das 19h30min e a água começou a invadir as áreas ribeirinhas em Itabuna.

Segundo Ricky Mascarenhas, diretor do Grupo iPolítica de Comunicação, que esteve no Bairro da Bananeira e na Rua do Prado (margem do rio ao lado do bairro da Conceição), a correnteza começou a invadir ruas e casas.

Nesta situação, a Defesa Civil já orienta aos moradores das áreas alagadas a deixarem os imóveis e se dirigirem para locais seguros (casas de parentes ou ainda acionar a própria Defesa Civil através do telefone 199, para que abrigos provisórios sejam providenciados pelo poder público municipal).

Em Ilhéus, o alerta da Defesa Civil dá conta do perigo de deslizamento de terra nos morros e encostas, especialmente entre 0h e 2h da madrugada de sábado para domingo.

Reconhecidas as áreas de perigo e de vulnerabilidade, essas devem ser abandonadas o mais rapidamente possível, na mesma perspectiva de que se busque abrigos seguros.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é o de que em Itabuna ainda ocorram pancadas de chuvas que poderão variar de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros nas próximas 24 horas. A mesma previsão se confirma para Ilhéus, Itapé e Itajú do Colônia, essas duas últimas cidades cortadas pelos rios Colônia e Salgado que, juntos, formam a bacia do Rio Cachoeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.