COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Plansul
Ieprol

ITACARÉ: PREFEITURA REALIZA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS A PARTIR DE CINCO ANOS CONTRA COVID-19

Crianças a partir de cinco anos de idade, acompanhadas dos responsáveis, já podem tomar a vacina contra a Covid-19, em Itacaré, a partir desta segunda-feira (31). O objetivo é imunizar cada vez mais o público infantil contra o coronavírus. A Prefeitura de Itacaré recebeu um reforço de doses e está aplicando as vacinas Pfizer e Coronavac.

Em Itacaré, na sede, a vacinação para essa faixa etária acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 16 horas, na Secretaria de Administração, ao lado da Casa Henrique. Já no distrito de Taboquinhas a imunização será sempre às terças e quintas, das 08 às 14 horas, no Posto de Saúde Maria de Lourdes.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, para ter acesso a vacina, a criança e o responsável devem apresentar um documento com foto do responsável, comprovante de residência, documento da criança, cartão de vacina e cartão do SUS. Já as crianças de 05 a 11 anos que possuem deficiência permanente devem apresentar relatório médico. Caso os pais não possam comparecer para levar a criança deve encaminhar um termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e assinado.

As recomendações sobre a vacinação em crianças estão orientadas pela nota técnica Nº2/2022 SECOVID/GAB/SECOVID/MS. Entre as recomendações da Anvisa está que a vacinação de crianças seja realizada em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, em ambiente acolhedor e seguro. A sala em que será aplicada a vacina contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos, deve ser exclusiva para a aplicação dessa vacina, não sendo aproveitada para a aplicação de outras vacinas, ainda que pediátricas.

Por esse motivo é que a Prefeitura de Itacaré disponibilizou uma sala na Secretaria de Administração especificamente para a vacinação das crianças. Já a vacinação das outras faixas etárias continua sendo feita no Sindicato Rural de Itacaré e também no Posto de Saúde Maria de Lourdes. Em Taboquinhas, nas terças e quintas-feiras, a vacinação será exclusiva para as crianças de 5 a 11 anos.

Outra recomendação é que as crianças permaneçam no local da vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período. Os pais ou responsáveis devem ser informados, antes da aplicação do imunizante, sobre os principais sintomas locais esperados, como dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, e sistêmico, como febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.