Movimenta Bahia
CVR
diabetes
Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITACARÉ REALIZA TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CULTURA QUILOMBOLA

Durante quatro dias a cidade de Itacaré foi palco da terceira edição do Festival de Cultura Quilombola, um evento realizado pelo Conselho Quilombola Municipal e apoiado pela Prefeitura de Itacaré.

O objetivo do evento é promover e divulgar a cultura quilombola no município, dando visibilidade e reconhecimento aos povos tradicionais, além de manter viva a tradição dessas comunidades tão importantes na construção do país.

O Festival contou com uma programação recheada de tradição; com discussões, apresentações culturais, música, oficinas e o lindo desfile da beleza quilombola.

A abertura do evento aconteceu na última quinta-feira (17), com as apresentações do Samba Duro, Bicho Caçador e um grande show do Músico Zalela, que agitou a galera na Praça São Miguel.

O segundo dia foi voltado para as discussões, debates, palestras e rodas de conversa, que abordaram temas como: Saúde, educação e preservação da cultura quilombola na atualidade, momentos que levaram o público à reflexão sobre os povos tradicionais.

O terceiro dia contou com oficinas e cozinha show com apresentação de pratos da culinária quilombola. Durante à noite, teve música com o cantor Marcelinho do Samba. Já no domingo (20), que também se comemorou o dia da Consciência Negra, os festejos foram fechados com chave de ouro, teve os pratos típicos; Caruru e Sarapatel, e música com a Banda Brilho Negro. Mas não parou por aí, para abrilhantar ainda mais o evento, aconteceu o desfile da beleza negra quilombola e um grande show da banda ilheense, Orquestra Gongombira.

O Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, declarou que o evento foi espetacular. Segundo o gestor, apoiar os povos tradicionais é uma alegria e faz bem para o município valorizar seus povos originais. “Os povos quilombolas podem sempre contar com o apoio da nossa gestão, e em 2023 vamos realizar algo ainda maior, se esse ano foi bom, o próximo será muito melhor “, ressaltou o prefeito.

Além da prefeitura de Itacaré, o 3º Festival de Cultura Quilombola de Itacaré, também teve o apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Asperi, Associação Tribo do Porto, entre outros importantes parceiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.