ITAPÉ: ANUNCIADA PRÉ-CANDIDATURA, DIEGO FELIZARDO DIZ QUE DESAFIO É GRANDE E ACEITAÇÃO TEM SIDO BOA
Convidado para o Podcast Café iPolítica da noite desta quinta-feira, 16/11, o diretor de Agricultura de Itapé, Diego Felizardo (PCdoB), concedeu entrevista para Ricky Mascarenhas e Naty Almeida, que o apresentaram excepcionalmente nesta semana em que os âncoras Andreyver Lima e Larissa Moitinho tiraram folga.
Felizardo disse que lançou o seu nome como prefeiturável há uma semana e que sabe que o desafio é muito grande, levando em consideração que a cidade é de pequeno porte e o coeficiente eleitoral se baseia em cerca de 7 mil votos válidos, segundo registros das últimas eleições. Apesar disso, tem compreendido o lançamento do seu nome com grande aceitação por parte de amigos, correligionários e eleitores.
Falou sobre o seu trabalho à frente da Agricultura naquele município e de como se destacou, com construção de casas na zona rural, fomento à produção leiteira do município, ao associativismo e cooperativismo.
Comentou sobre a disputa interna que pode acontecer dentro do seu grupo político, especialmente em torno do possível apoio do prefeito, que, segundo ele, tem uma excelente avaliação do seu modo de governar e grandes chances de obter sucesso na indicação do seu pré-candidato.
Falou também sobre os diálogos que já se constroem em torno de outras legendas que poderão apoiá-lo, entre as quais o PT e o PV (partidos da federação que ainda não lançaram nomes).
Provocado por um internauta, foi solicitado a falar sobre quais projetos pensa em desenvolver para a área da Educação, caso seja eleito; apontou impossibilidade de falar sobre o assunto, observada a legislação vigente e o cuidado em não configura propaganda eleitoral antecipada. Mas, não refutou em comentar dos resultados que a cidade conseguiu conquistar nas últimas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), colocando-a com a nota média de 4,5 (a média nacional é de 4,6 no IDEB de 2021) e apontou uma das áreas que, de maneira bastante sensível, avalia como uma lacuna que precisa ser completada em tudo o que a atual gestão vem se esforçando para fazer, qual seja a de desenvolvimento de políticas capazes de manter os jovens de Itapé em Itapé.

“Numa cidade com economia resumida à atividade rural, nossos jovens são obrigados a saírem de Itapé para que sejam inseridos no mercado de trabalho em outras cidades”, pontuou, destacando, a rigor dessa perspectiva o projeto que se planeja a curto prazo pelo prefeito Naeliton denominado “Dia D”, cujo conceito se baseia em mobilizações pontuais em áreas específicas de atendimento ao cidadão: incentivo às práticas esportivas, à cultura, à assistência social, à saúde etc.
Disse ainda qual será o seu destino político, caso o prefeito se decida por apoiar outro nome e como avalia os movimentos do PCdoB em níveis nacional e estadual. Elogiou uma decisão difícil que o correligionário Wenceslau Júnior precisou tomar em 2022.
Ao final, não deixou de ressaltar que o PCdoB é um partido da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do presidente da república Lula (PT) e que o governador já agendou uma visita ao seu município em dezembro; e que isso é um vetor de fortalecimento do seu projeto de pré-candidatura.
A entrevista completa com Diego Felizardo pode ser vista e revista no canal iPodcasTV, no YouTube. O podcast Café iPolítica vai ao ar todas as quintas, sempre às 19h30min, no mesmo canal, com os apoios do Colégio Ieprol, Soluz Materiais Elétricos, Universidade de Excelência (UNEX), Leal Classic Hotel, Supermercados Leal e Grupo Coroa (Água Mineral Campinho, Energéticos Bad Wolf e Refrigerantes Coroa).