Porfirio
pm
Charliane
Plansul
uruçuca novo
Emasa
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

JUSSARI: HISTÓRIA E EMOÇÃO EM HOMENAGENS AO DR. GILENO AMADO E A PROFESSORA REGINA MONTEIRO

Com o objetivo de resgatar e preservar a história do município, a Prefeitura Municipal de Jussari realizou nesta quinta-feira (16) homenagens em memória do Dr. Gileno Amado, um dos fundadores do município e da primeira Professora de Jussari Dona Regina Monteiro Veloso.

Convidado para receber a homenagem em memória do avô, Eduardo Gileno Amado participou da reinauguração do busto de Gileno Amado, que foi um presente do Senhor Agenor Barreto na década de oitenta e agora, foi completamente restaurado e recebeu da Câmara Municipal de Jussari a Comenda 09 de Maio.

Para receber a homenagem em memória da Professora Regina Monteiro Veloso, a convidada foi sua filha Maria Regina Monteiro Veloso que também recebeu a Comenda 09 de Maio e emocionada agradeceu pela linda homenagem. Além das homenagens uma exposição fotográfica intitulada de Pina a Jussari Retratos e Memórias de Nossa Gente foi montada, oportunizando aos munícipes uma reconexão com o passado.

Para o Prefeito Antônio Valete é preciso preservar a história e a memória do município para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-la. “Jussari é um município novo, mas, antes de se ser emancipado era Distrito de Itabuna, sendo considerado um dos mais pujantes da região. Para que estivéssemos hoje realizando essas homenagens, foi necessário que para cá viessem os pioneiros, os desbravadores, famílias de agricultores e comerciantes que além de povoar a região, foram responsáveis pela construção inicial de nossa história e isso não pode se perder”.

Eduardo Gileno Amado aproveitou o momento para relembrar fatos do passado e compartilhar mais memórias com quem estava presente. “Eu vivi minha adolescência aqui em Jussari, aqui fiz amigos e pude acompanhar de perto os feitos de meu avô, por isso, gostaria de parabenizar a todos pela manutenção da história e agradecer pelas homenagens em nome de minha família”.

Maria Regina Monteiro Veloso falou a importância desse momento. “Minha mãe já não está mais aqui, mas eu fico emocionada com o carinho e com o respeito que vocês estão tendo com sua memória, e por isso, só tenho a agradecer, vejo aqui rostos conhecidos, antigas professoras com as quais tive a honra de estudar é bonito ver a importância que vocês estão dando a historia e a educação”.

A Professora Maria Amélia Costa Freitas também fez questão de enaltecer a ação. “Hoje foi um dia muito proveitoso, pois relembrar vultos históricos é muito bom, pois só tem presente porque teve passado, nossa história é muito bonita e gratificante”.

Idealizadora da Exposição a Jornalista jussariense Kylliana Alves convidou os munícipes a compartilhem suas histórias e memórias. “É preciso que as novas gerações conheçam nosso município e a nossa história, mas isso só será possível se nós preservarmos e compartilharmos essa história. Essa exposição é apenas um recorte da história, ainda temos muito que acrescentar, mas para isso, precisamos da união de todos”, completou.

As homenagens foram acompanhadas de perto por vereadores, secretariado municipal, professores e famílias jussarienses que foram convidados a continuar colaborando com esse resgate histórico.
Juntos, eles acompanharam os convidados em visitas ao Hospital Eduardo Gileno Amado Brandão, a Escola Plínio de Almeida, a Igreja Nossa Senhora das Candeias e ao Colégio Estadual Amélia Amado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.