Plansul
FICC
CVR
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

JUSSARI: PREFEITO ANTÔNIO VALETE SUGERE FORTALECIMENTO DA UPB PARA MOBILIZAÇÕES NACIONAIS EM PROL DA BAHIA E DO NORTE E NORDESTE

A União dos Municípios da Bahia (UPB) é composta por quatrocentos municípios filiados e é o principal órgão representativo em defesa dos municípios baianos. Com pautas específicas e múltiplas particularidades, os municípios baianos tem enfrentado diversos problemas, que divergem dos problemas enfrentados por outros estados e precisam ter um olhar diferenciado.

Tal necessidade, tem implicado na insatisfação dos prefeitos baianos com as pautas defendidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), responsável por representar os municípios brasileiros em Brasília, que sugerem até a desfiliação em massa.

Para o Prefeito Antônio Valete o fortalecimento da UPB, seria a melhor alternativa para dar voz aos municípios baianos e criar um canal direto com o Governo Federal. “Não creio ser preciso desfiliação em massa da CNM, mas em curto, médio e longo prazo os novos dirigentes da UPB podem buscar alternativas de fortalecimento da instituição, para capitalização de recursos como: investimentos diversificados, criação de uma poupança, instituição de um limite de gastos com pessoal limitado ao que é imposto aos municípios e realização de mobilizações de grande porte, isso tornará a UPB tão forte quanto a CNM, claro que proporcionalmente e fortalecerá também a região Nordeste”.

De acordo com o Prefeito Antônio Valete as ações não possuem efeito imediato, mas podem ser a melhor forma de dar a UPB o protagonismo que a instituição merece e garantir um futuro com menos dependência da CNM, sem precisar diminuí-la, instituindo na UPB uma gestão futurista e autônoma.

A Bahia possui quatrocentos e dezessete municípios e durante as mobilizações nacionais em Brasília tem obtido o maior número de participação de gestores, entre os entes federados, mesmo assim, tem visto pouco engajamento em pautas de interesses dos municípios baianos pela CNM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.