Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

JUSSARI: PREFEITURA REALIZA EVENTO SOBRE VIOLÊNCIA COM A PRESENÇA DA MAJOR DENICE SANTIAGO

Essas foram às palavras de ordem do evento: Previnir, Combater e Informar; que foi realizado pela prefeitura municipal de Jussari, através das secretarias de Assistência Social, Administração e Educação, nesta segunda-feira (08), data que antecede o aniversário de trinta e oito anos de emancipação política do município. O evento faz parte de um conjunto de ações tomadas pela gestão municipal, com o objetivo de diminuir a escalada da violência, através educação e de ações preventivas e contou com a presença de autoridades municipais, estudantes, representantes da comunidade e da Secretária Executiva da AMURC Maria Rita, representando o presidente Jadson Albano.

Na programação, uma palestra enriquecedora sobre a violência doméstica e os avanças nas políticas públicas para as mulheres, com a Major Denice Santiago, que ingressou na primeira turma feminina da Polícia Militar da Bahia aos 18 anos e ao longo de décadas, se tornou referência na luta contra violência, em especial das sofridas pelas mulheres, sendo a idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, reconhecida como um importante instrumento de apoio para as mulheres em situação de risco e foi recebida pela FAMUJ Fanfarra Municipal de Jussari.

Em uma palestra completamente didática, a Major Denice falou dos diversos tipos de violência e, de como o cenário mudou a partir da criação da Lei Maria da Penha. “Durante muito tempo não se falava sobre a violência contra mulher, o termo utilizado era briga de marido e mulher, a violência patrimonial ou psicológica não era se quer mensurada, mas hoje, o homem que bate em mulher ou que comete qualquer tipo de violência contra a mesma, tem apenas uma nomenclatura, criminoso. Quando uma mulher é morta, todas nós morremos um pouco e é nosso dever lutar contra todas as formas de violência”, ressaltou Major Denice.

A segunda palestra do dia ficou por conta do Meritíssimo Juiz Antônio Carlos de Souza Hygino que, com sua vasta experiência na magistratura, compartilhou as experiências exitosas no combate a violência, em especial, os mutirões da justiça que deram celeridade a diversos julgamentos.

O meritíssimo juiz foi homenageado pelo vereador Gilvan Fernandes com a Comenda 9 de Maio, a maior honraria do município, em homenagem aos serviços prestados para a comunidade jussariense e, além de agradecer a honraria, chamou a atenção para o papel da sociedade no combate a violência. “Vocês estão sendo muito bondosos comigo, pois o que fiz faz parte do meu trabalho, mas sinto-me lisonjeado. Muitas das ações que desenvolvemos partem de denúncias realizadas pela população, por isso, é imprescindível que vocês nos ajudem, vários crimes já foram solucionados a partir dessas denuncias.”, reforçou.

Representando a AMURC, a Secretária Executiva Rita Maria Souza, chamou atenção para a união dos municípios na busca de soluções que diminuam à escalada da violência. “Estamos vivendo tempos de deturpação dos reais valores de sociedade, o que tem aumentado à violência em todo país e, consequentemente em nossos municípios, nós da AMURC nos colocamos a disposição para junto com os gestores municipais buscarmos soluções para diminuir esses índices, a partir de politicas públicas e de ações efetivas. Desde já estendo o convite a Major Denice para que outros municípios tenham a oportunidade que Jussari está tendo de ter um evento tão enriquecedor”, completou.

O prefeito anfitrião e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) Antônio Valete, elencou as ações que o município já tem tomado para diminuir a escalada da violência. “Em parceria com o governo do estado estamos construindo o Distrito de Segurança, hoje inauguramos a central de vídeo-monitoramento, sancionamos a lei que cria o Conselho e o Fundo Municipal de Segurança, estamos construindo o Plano Municipal de Segurança, estaremos realizando treinamentos com o efetivo da guarda municipal e com os nossos porteiros, estudando a viabilidade da instalação de equipamentos como o botão do pânico e detectores de metais, além de treinamento com os profissionais da educação, entre outros. Ainda esta semana, estarei participando de uma audiência com o Ministro da Segurança Flávio Dino de Castro, em Brasília, intermediada pelo Deputado Federal Joseildo Ramos, em busca de recursos para a realização de ações de combate a violência e compra de equipamentos para a melhoria da segurança em nosso município”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.