Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

LIVRO DISCUTE RELEVÂNCIA DA DIREITA, ESQUERDA E OUTRAS IDEOLOGIAS POLÍTICAS NA ATUALIDADE

Em um ano de eleições, muito se fala sobre esquerda, direita, neoliberalismo, comunismo, fascismo e outros termos políticos. Porém, o que realmente essas palavras e conceitos significam? Quais são os discursos e intenções embutidos em cada uma destas vertentes de pensamento?

Para oferecer respostas e facilitar a compreensão sobre o significado e as implicações destes termos no dia a dia, a cientista política Juliana Fratini organizou a obra Ideologia: uma para viver, lançamento da Matrix Editora. O livro reúne textos de pesquisadores renomados que apresentam as principais linhas de pensamento da política contemporânea de forma didática.

Apesar de ser usual a adoção de termos como “esquerdista” ou “direitoso” para definir o espectro político de um indivíduo, há muito mais por trás destas classificações. Com artigos bem embasados e forte apoio bibliográfico, os autores da publicação desmistificam os campos ideológicos e ajudam o leitor a fugir do senso comum e das discussões rasas.

Entre os assuntos abordados estão a visão histórica e atual da democracia e a análise dos partidos e da política brasileira. O uso da desinformação como instrumento do autoritarismo, populismo, social-democracia, a nova direita, a relevância do marxismo estão entre as análises produzidas por pesquisadores e cientístas políticos das mais importantes instituições acadêmicas do país.

O trabalho de curadoria e organização de Juliana Fratini é minucioso em apresentar as questões mais importantes sobre o universo político brasileiro. O título da obra faz referência à música “Ideologia”, de Cazuza, que admitia em sua letra que precisava de um sentido para sua vida.

Ideologia: uma para viver é um verdadeiro GPS para trafegar pelos diferentes caminhos da política brasileira, evitando becos sem saída e lugares comuns que distorcem os conceitos em função de suas agendas ideológicas. Um livro feito para dar sentido à vida política dos brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.