Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

MANOEL NOVAES MANTÉM O TÍTULO DE HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, DO UNICEF

   

O Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna, no sul da Bahia, manteve o título de Hospital Amigo da Criança, selo de qualidade instituído pelo Fundo das Nações para Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS) e, conferido pelo Ministério da Saúde (MS). O título é concedido aos hospitais que cumprem uma série de critérios no atendimento aos bebês e às mães.

O selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi renovado depois de visitas realizadas no Manoel Novaes por equipes técnicas do Ministério da Saúde. “Cada renovação é uma grande conquista não somente para a nossa unidade, mas também para a população que depende do serviço ofertado”, afirma a diretora técnica do HMN, a médica pediatra Fabiane Chávez.

A médica explica que, para manter o selo Unicef, o hospital precisa seguir uma série de critérios. Um deles são os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno – que inclui campanhas internas e externas, treinamento de profissionais, orientações e acompanhamento das mães de recém-nascidos. São ações promovidas no decorrer do ano e que envolvem tanto os profissionais da assistência quanto do administrativo.

De acordo com o Ministério da Saúde, os bebês nascidos nos hospitais com o selo de Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. Além disso, como promovem a prática da amamentação e outros cuidados especiais com os bebês, as unidades diminuem morbimortalidade infantil

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

Os hospitais com o selo de qualidade desenvolvem e mantêm políticas para assegurar atendimento humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto. Além disso, precisam também garantir o livre acesso à mãe e pai e a permanência deles junto aos bebês. Também devem seguir a Norma Brasileiro de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças na Primeira Infância.

Com essa filosofia, o Manoel Novaes mantém iniciativas como Hora Ouro (promovendo o contato pele a pele entre mãe e filho na primeira hora de vida do bebê) e Mãe Acompanhante, que possibilita aos pais ficarem pertinhos de seus filhos durante a internação.

Em todo o país são cerca de 300 hospitais com o selo de amigo da criança. Referência em ginecologia obstetrícia, neonatologia de alto risco e pediatria cirúrgica, o Hospital Manoel Novaes conquistou o título do Unicef em 1995. “Essa renovação de título é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas nossas equipes ao longo desses 29 anos”, comemora Fabiane Chávez.

Fundado em 29 de junho de 1953, o Hospital Manoel Novaes mantém um Banco de Leite Humano, certificado com Padrão Ouro concedido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Especializada na promoção de apoio e incentivo ao aleitamento materno, a unidade é responsável por coletar, processar, armazenar e distribuir o leite doado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.