Plansul
FICC
CVR
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

MODA: ORIGEM DO BIQUÍNI

Por Jéssica Brito

O aumento da temperatura faz com que as pessoas busquem mais por piscinas, rios e principalmente praias. Com a chegada do verão, as roupas de banho ganham mais espaços nos guarda-roupas, principalmente os biquínis. A peça, criada nos anos 40 até hoje é a “queridinha” da maioria das mulheres brasileiras. Como as ondas do mar, que “vem e vão”, também é a moda que sempre traz em detalhes lembranças do passado.

Como um dos grandes sucessos dos anos 2000, o biquini de lacinho,  voltou em alta e as listas e cores que remetem muito aos anos 70 e 80 também estão tomando conta do verão de 2023.

Mas você conhece a história do Biquini?

Só no Século XX que a praia foi considerada um lugar para lazer, daí começaram a surgir as primeiras roupas de banho, mas essas não chegavam nem perto das que conhecemos e utilizamos atualmente.

O francês Louis Réard tinha a intenção de impactar a indústria da moda, e em 1946 apresentou a sua primeira coleção de biquínis. O conceito que Louis queria trazer para o público foi de “explosão”, já que a origem do nome da peça foi inspirada na Ilha Bikini, nos Estados Unidos, que foi usada para testes com bombas nucleares.

 

Réard sabia que sua coleção seria considerada um escândalo para época, mas fez questão de que o acontecimento estampasse e virasse manchetes dos jornais. O biquíni foi considerado algo vulgar e até mesmo um atentando ao pudor na época foi proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Mesmo cheio de polêmicas, nada impediu que o biquini ganhasse novos usuários e foi tomando novas formas com o passar do tempo.

Curiosidade: Mesmo com polêmica que o biquíni tenha gerado no século XX, existem imagens de 1600 a.c que aparecem mulheres usando peças muito semelhantes, inclusive a deusa Vênus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.