Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

MPF DENUNCIA SEIS PESSOAS PELOS CRIMES DE TRÁFICO DE DROGAS, CULTIVO E PRODUÇÃO ILÍCITA DE HAXIXE E ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou seis pessoas envolvidas na comercialização internacional de drogas, e no plantio e produção ilícita de haxixe em imóveis no estado de São Paulo para comercialização em larga escala.

As investigações, conduzidas pela Polícia Federal (PF), com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO MPF/BA), revelaram – após a análise das transcrições de áudios, mensagens de texto, imagens das conversas travadas mediante aplicativos e outras provas – que os denunciados, entre eles integrantes da ORCRIM, se associaram para a produção da droga haxixe a partir de plantação própria de Cannabis indoor, bem como para a seleção de sementes/mudas com a intenção de ampliar o cultivo em sítio descoberto em Bragança Paulista/SP.

Fotografias colhidas durante a deflagração da operação, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em junho deste ano, demonstram a dimensão e a estrutura sofisticada construída pela organização criminosa para a produção de haxixe, utilizando sistema de irrigação, iluminação, fertilização e seleção das plantas. Também foi encontrada significativa quantidade de substância entorpecente pronta para venda e consumo.

Foram denunciados, além do líder do grupo criminoso, membros da ORCRIM responsáveis pela preparação do local para cultivo de haxixe, pela realização e recebimento de pagamentos, por fazerem contatos com outros traficantes e, também, pela arregimentação de pessoas (“mulas”) para transporte da droga, entre outros atos criminosos.

A análise das mensagens dos aparelhos celulares apreendidos ainda possibilitou a identificação de pessoa que fornecia a droga Ecstasy para a Organização, também denunciada na ação penal.

Além da condenação pelos crimes citados, o MPF também requer na denúncia que as medidas cautelares e prisões já decretadas sejam mantidas, que os bens apreendidos sejam confiscados (perdidos) e que os denunciados sejam condenados por danos morais difusos, em razão do prejuízo causado à coletividade e à imagem do Brasil pelas graves condutas criminosas por eles praticadas.

Operação Olossá – A organização criminosa desarticulada pela Operação Olossá é investigada em razão da remessa de cocaína para Europa por meio de fundos falsos preparados em malas de viagens despachadas em voos internacionais com destino a Europa e Ásia.

Durante as investigações, foi identificado que os líderes e operadores da ORCRIM contratavam pessoas exclusivamente para viajar para a Europa e Ásia transportando o entorpecente em voos que partiam dos aeroportos de Salvador (BA), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Curitiba (PR). A mesma Organização era responsável pela comercialização, no Brasil, de drogas sintéticas advindas do exterior e pela produção de haxixe em imóveis no estado de São Paulo.

O MPF aguarda que a Justiça Federal receba a denúncia para que seja instaurada a respectiva ação penal. Após instaurada, os denunciados passarão a ser réus e caberá ao juiz designado dar seguimento ao processo, o que pode resultar na condenação e na aplicação de penas previstas em lei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.