Cerveja Je assunção
uruçuca novo
Buerarema
Colégio Jorge amado
Plansul
Ieprol

MUNICÍPIO CONSIDERADO EXEMPLO POR BOLSONARO, CHAPECÓ TEM UTIS LOTADAS E MAIS MAIS ÓBITOS DO QUE A MÉDIA NACIONAL

Cidade enfrentou colapso de saúde em fevereiro, precisou transferir pacientes, adotar restrições de circulação e ampliar o número de leitos

Chapecó, em Santa Catarina, foi apontada pelo presidente Jair Bolsonaro como exemplo no combate à covid-19, no entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, o município tem 100% das UTIs lotadas no SUS e rede privada.

O município acumula ainda mais mortes por 100 mil habitantes do que o País e Santa Catarina. A cidade enfrentou colapso de saúde em fevereiro, precisou transferir pacientes, adotar restrições de circulação e ampliar o número de leitos. Chapecó tem 537 mortos pela pandemia, sendo que mais de 410 foram registrados neste ano.

De acordo com o Estadão, Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 5, que visitará a cidade que fez um “trabalho excepcional” contra a pandemia e deu “liberdade” a médicos para prescreverem o “tratamento precoce”, ou seja, medicamentos sem eficácia para a covid-19, como a hidroxicloroquina. Mais cedo, o presidente compartilhou vídeo em que o prefeito da cidade, João Rodrigues (PSD), celebra a queda de internações e a desativação de uma unidade de terapia semi-intensiva.

Ainda de acordo com o Estadão, apesar do entusiasmo do presidente, Chapecó apresenta taxa de 243 mortos para cada 100 mil habitantes, superior à média nacional (157,7 vítimas) e de Santa Catarina (158). Há ainda 193 pessoas internadas na cidade, número superior ao de 20 de fevereiro (183 internados), quando a cidade estava em colapso. O prefeito João Rodrigues disse ao Estadão que a doença está controlada na cidade. Ele atribui a queda de casos à testagem e tratamento rápido. “Está 100% controlada. O que tem são as UTIs lotadas”, afirma Rodrigues, que alega que a ocupação de leitos na região segue altíssima por causa de pacientes de fora da cidade.

1 comentário
  1. Anônimo Diz

    Pacientes de outras cidades. Ponto. Da mesma cidade que prescreve tratamento quase zero. Narrativa dessa mídia é incrível. Caso a pessoa não e atente as entre linhas vai ver outra coisa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.