Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

NO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM, AACRRI CELEBRA RECONSTRUÇÃO DA CENTRAL DE TRIAGEM

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado hoje, 17 de maio. Em Itabuna, a criação da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna – AACRRI significou uma virada de página para dezenas de famílias que viviam em situação degradante no antigo lixão, fechado pela Prefeitura, que passou e encaminhar os resíduos no aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, atendendo as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos-Planares.

Após participarem de cursos de capacitação, os catadores criaram a associação e passaram a atuar na Central de Triagem e Reciclagem no bairro Lomanto, uma parceria entre a Prefeitura, a Defensoria Pública do Estado, Ministério Publico do Trabalho e a CVR, através do projeto Recicla Itabuna, coordenado pelo secretário de Governo Rosivaldo Pinheiro.

Cerca de 50 famílias de catadores atuam na Central de Triagem, reciclando materiais como vidro, papel, papelão, metais e plástico, gerando uma média mensal de 1.500,00 reais para cada trabalhador. Para incentivar a reciclagem entre a população, foram instalados dez ecopontos no centro e nos bairros da cidade, além de um veículo cedido pela Biosanear que faz a coleta em empresas e condomínios residenciais.

RECONSTRUÇÃO

Na virada do ano, um incêndio na Central de Triagem destruiu parte da estrutura e queimou cerca de 200 toneladas de produtos recicláveis que já estavam prontos para a comercialização

Desde então, a AACRRI vem trabalhando no processo de reconstrução da Central de Triagem, que para não paralisar as atividades, funcionou de forma improvisada no próprio galpão. Uma campanha de arrecadação de recursos, que teve apoio decisivo da TV Santa Cruz e sites regionais, além do Canto da Reconstrução, que reuniu artistas grapiúnas no Centro de Cultura Adonias Filho, possibilitaram a reforma total do telhado, das paredes danificadas e de parte da estrutura elétrica, além dos sanitários e sala de administração. O Governo do Estado enviou maquinários de reciclagem, equipamentos de proteção individual e cestas básicas para as famílias de catadores.

Entre doações, arrecadação do show e contribuições dos próprios já foram investidos cerca de 55 mil reais na recuperação da Central de Triagem. “O mais importante de tudo isso, é que a sociedade entendeu a importância do cuidado com o meio ambiente, realizando a separação de resíduos e que nos tornamos visíveis com o nosso trabalho”, afirma Daniele Pereira, tesoureira da AACRRI.

A presidente da Associação, Carissa Araújo, ressalta que com a mobilização após o incêndio, a coleta de materiais recicláveis passou de 166 toneladas para 198 toneladas por mês. “Desejo que nesta data em que se comemora o Dia da Reciclagem que todos possam continuar realizando a separação e que ainda não fazem que passem a descartar os resíduos no nos locais corretos”, diz Carissa, que faz questão de destacar o apoio da assistente social da DPE, Andréa Pires dos Reis Pires, em todo o processo de implantação da AACRRI e da reconstrução da Central de Triagem.

Quem puder colaborar com a AACRRI pode fazer a doação de qualquer valor através do Pix [email protected]. Transferências bancárias podem ser direcionadas para a agência 0001, conta: 47387377-6, do Banco PagSeguro, CNPJ: 42.306.706/0001-26, em nome da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.