Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
PM Itabuna – Lavagem do Beco

O BRASIL E O “DÉFICIT BOLSONARO”

Por Lorenna Bispo*

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos saldos negativos para o mundo. As áreas mais impactadas foram a saúde pública, econômica e social. No Brasil a conduta do presidente perante a esses problemas, são absurdas. Falas como “faz o sinal da arminha, é só uma gripezinha, então vai dar tiro de feijão”, além das brigas com o STF e os constantes descasos com o meio ambiente e a economia, fazem o mercado se afastar de maneira acelerada.

Com o resultado da inflação no acumulado em 12 meses chegando a 10,25%, e de 6, 90%, no acumulado de setembro deste ano, o país vive tempos críticos. Enquanto os brasileiros observam o real perdendo o poder de compra ao irem aos supermercados, o governo da outro tiro em nossos pés. Querendo a todo custo a reeleição, Bolsonaro adota medidas populistas ao substituir o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, ao invés de manter e aperfeiçoar políticas públicas de governos anteriores.

O poder de compra despensa e o hoje o brasileiro compra bem menos se comparado a 1994 (início do Plano Real)

O problema que a substituição, acaba originando custos de transição, e extrapolando o teto de gastos, consolidando a insuficiência fiscal nacional. Significa dizer que o país ficará em dívida com a própria União. Desta forma, o mercado fica instável, espanta investidores e gera mais inflação.

10 Comentários
  1. Fernando Xavier Diz

    Ótima reflexão!

  2. Márcio Bahia Diz

    O atual presidente da República pratica a política do caos já para buscar fazer com que as pessoas percam a atenção dos problemas reais do país. Tal conduta faz com q o pobre fique anestesiado para seus mandos e desmandos, permitindo a ele proteger tanto seus familiares q estão metidos com crimes de colarinho branco qnto seus ministros q tem negócios escusos. Assim sendo é aberto espaços para q se possa “passar a boiada” em áreas importante para a nação, como é o caso de algumas privatização q são feitas a toque de caixa, como foi o caso do gasoduto q leva gás até às indústrias em SP. Outro fator q vem massacrando a classe trabalhadora é o valor q o Dólar atingiu, onde uma coisa leva a outra, fazendo com q todos os produtos de consumo básico das famílias tivessem uma alta. Porém essa alta do Dólar é justificada justamente por conta dos investimentos do super ministro, q lucrou em um paraíso fiscal com a alta da moeda americana e para ele pouco importa se quem está na outra ponta tem ou não oq colocar na mesa. Em resumo esses estragos do atual governo deixaram marcar que levaram décadas para desaparecer e q deixaram cicatrizes difíceis de curar.

  3. Anônimo Diz

    A pandemia afetou o mundo como um todo, mas é inegável que a postura do atual presidente contribuiu para o país se encontrar nessa atual situação. Fico pensando que como uma pessoa que é autoridade máxima de um país fala tanta asneiras que reflete de forma negativa na economia brasileira. Mas a culpa é sempre dos outros! Acorda Brasil!!!!

  4. Márcio Bahia Diz

    Muito boa tua análise, os estragos q o atual governo vai deixar será uma herança maldita q talvez leve décadas para serem resolvidas. Pano fim das contas só q foi feito foi o endividamento de um Estado q já era endividado e tbm aumentou o distanciamento social, pois Dólar no atual valor ficou claro q só beneficiou aqueles q já tinham mais e principalmente o ministro da economia q tinha seus investimentos seguros em um paraíso fiscal.

  5. Maycon Diz

    Enxergo o estrago que causa o discurso “ele fala besteira mas faz”. O problema é que não faz nada de bom. Quem considera Bolsonaro um bom presidente precisa rever conceitos básicos.
    Parabéns! Melhor síntese que li do ano, sem exagero.

  6. Jade Diz

    Muito boa as suas colocações e pontuações. Parabéns 😍

  7. Anônimo Diz

    Muito boa suas pontuações e colocações. Parabéns 😍

  8. Anônimo Diz

    A democracia brasileira levou o maior golpe da história, e está sofrendo as consequências de um presidente incompetente e corrupto.

  9. Lorenna Diz

    Justamente, não sou contra um programa social para beneficiar a classe mais pobre. Mas o governo poderia aperfeiçoar o Bolsa Família, e não fazer politicagem com uma nova política de governo. Estamos vivendo um momento inflacionário galopante. E quem mais sofre com a inflação alta é a classe mais pobre.

  10. Luiz Carlos Diz

    Bom dia.
    Não sou contra o Auxílio Brasil. Agora, é interessante notar que: quando foi para o Bolsa família sem romper teto e sem ônus para o Estado brasileiro, foi crime tendo consequência o impeachment da presidenta.
    Entenda o Brasil!!
    Ou melhor, entenda o que foi articulado, gestado, plantado, instalado, mobilizado contra o país a partir de 2013.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.