Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
sicoob

O ITAPEDRO ACABOU, E AGORA?

Por Rosivaldo Pinheiro*

A primeira oportunidade que surge após o término do Itapedro é a compreensão de que a cidade de Itabuna ganhou amplitude nacional e a marca teve o seu fortalecimento em níveis federal, estadual e também fora do país. A festa teve a sua ambiência voltada não apenas para o entretenimento, mas também para o fortalecimento do comércio e dos serviços, que são características fortes da cidade de Itabuna, gerando renda e emprego na região.

A edição 2024 do Itapedro ainda teve um novo desafio, que é justamente fazer novamente essa festa acontecer e superar as expectativas, e agora já é uma marca consolidada, colocando nossa cidade como um grande destino turístico, entre os 10 mais procurados do Brasil. Esse dado reflete a importância de manter o Itapedro nas buscas por meio das agências de turismo, que fazem essa prospecção e atuação no mercado de eventos, já cabendo a Itabuna se inserir no mapa turístico nacional.

É natural que uma festa dessa envergadura, dessa magnitude, tenha sempre a necessidade de ajustes ao final de cada etapa, e assim agregando novos serviços, novas oportunidades de gerar mais atrativos e, dessa forma, ir fortalecendo os elos do setor turístico, para que todos possam aproveitar a oportunidade gerada por esse mega evento e, assim, poderem ampliar suas fontes de renda, como muitos aproveitaram neste Itapedro, colocando suas casas para locação, comercializando alimentos, água e outras bebidas em suas barracas, guardando carros etc. Sem falar nas vias públicas, que vão cada vez mais recebendo investimento para melhorar a mobilidade e a infraestrutura urbana, que já vêm mudando, mas passam a ter ainda mais impacto de organização.

Esse ecossistema abriga ainda hotéis, pousadas, restaurantes, táxi, aplicativos, mototáxi, farmácias e assim por diante. Ou seja, o Itapedro é algo muito positivo para Itabuna e os itabunenses. Essa dimensão é preciso ser visualizada também pelos que não compreendem o volume de negócio gerado a partir de um evento da natureza do Itapedro. A segunda fase dessa história é a mensagem da necessidade de uma região como o Litoral Sul discutir uma agenda que seja global, onde Itabuna, Ilhéus e Itacaré assumam a liderança dessa construção, uma oportunidade para todos os municípios da região.

Por último e não menos importante, eventos como o nosso Itapedro elevam a autoestima do povo, que fala com orgulho que a sua cidade está entre os grandes centros de atração de oportunidades de negócios e está atraindo olhares de todo o Brasil pelo seu lado positivo, de um povo acolhedor, que trabalha com muita dedicação e dignidade. Parabéns a todos os milhares de itabunenses que estão fazendo parte desta linda história.

*Economista especialista em Planejamento e Gestão de Cidades, Secretário de Governo de Itabuna.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.