COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Plansul
Ieprol

O OBA-OBA DOS APROVEITADORES NA POLÍTICA DE ITABUNA

Por Charliane Sousa*

Infelizmente, Itabuna é um lugar de políticos oportunistas e que só conseguem enxergar o próprio umbigo! Claro que existem exceções, mas são raras. Fazer política aqui é complicado demais! A grande maioria das lideranças não se une pelo bem da cidade e da região, ao contrário, cada um põe os seus interesses particulares acima de tudo. E, com isso, só perdemos!

Acabamos, por exemplo, ficando sem representantes locais na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional. Somos uma região muito forte e importante do ponto de vista cultural, turístico, ambiental e econômico dentro da Bahia. A nossa região precisa de representatividade nessas esferas para que mais obras e benefícios venham para nós.

Mas, enquanto a velha política interesseira e sem ética prevalecer, não conseguiremos unir forças. As próprias lideranças políticas da região não apoiam os candidatos a deputados daqui. Fazem do apoio moeda de troca e tiram nossos votos para candidatos forasteiros.

Eu permaneço na política por ser resistente e acreditar no meu propósito. Eu não venho de uma família de políticos, não tenho padrinhos, não tenho grandes empresários me apoiando. É difícil fazer política assim? É muito! Infelizmente, com o dinheiro na frente se consegue muitas coisas.

E, no meu caso, ainda tem o desafio de ser uma mulher na política! Fui a única mulher na Câmara de Vereadores, entre 20 homens. Essa pequena participação feminina na política ocorre em todo o Brasil e é reflexo da nossa sociedade machista e patriarcal.

Para vereadora, prefeita e agora deputada estadual, muita gente não acreditava que as minhas candidaturas iriam à frente. Achavam que eu sucumbiria por não aguentar as pressões, ameaças, fake news, etc. Mas, sigo firme com o meu propósito porque meu compromisso é com cada morador de Itabuna! E digo uma coisa para as lideranças políticas dessa cidade: o eleitor está ficando cansado de quem faz da política trampolim, de quem se aproveita de situações para se promover, de quem dá uma de bom mas tem interesses escusos, de quem faz mais marketing do que realmente ajuda o povo. Tá dito!

*Charliane Sousa, é itabunense, mãe de Taiane Borges, formada em Ciências Contábeis, sócia proprietária da Ágape Contabilidade. Foi vereadora de Itabuna (2017-2020), candidata a prefeita (2020) e é pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB.

1 comentário
  1. Velhosilva Diz

    Não fosse Comunista, meu voto seria o mais seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.