OUVINTES DO CAFÉ IPOLÍTICA NA INTERATIVA FM DESTOAM DOS INTERNAUTAS DO PODCAST E AFIRMAM QUE NÃO CONFIAM EM PESQUISAS ELEITORAIS
A enquete desta semana do podcast Café iPolítica, que vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 19h30min, com transmissão pelo canal iPodcasTV (no You Tube) e do programa Café iPolítica na Interativa FM, no ar todos os sábados, das 8h às 10h, mostraram resultados antagônicos entre si, em relação à confiabilidade que se tem das famosas das pesquisas eleitorais, objeto de análise da enquete.
No podcast capitaneado por Andreyver Lima e Larissa Moitinho, na última quinta-feira, 19/10, 62% dos internautas, seguidores e expectadores responderam que confiam nas pesquisas, contra 38% que responderam que não confiam. (Relembre).
Na edição deste sábado, 21/10, do programa Café iPolítica na Interativa FM, comandado por Ricky Mascarenhas e Naty Almeida, com flashes ao vivo do Boteco Gaúcho comandados por Eric Souza, o resultado foi o contrário: 75% dos ouvintes responderam à enquete e disseram que não confiam nas pesquisas eleitorais, contra 25% que disseram que confiam.
Os analistas de plantão, a saber os entrevistados do dia do Café iPolítica na Interativa FM, como Marcone Amaral, ex-prefeito de Itajuípe e Erasmo Ávila, presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna (ambos do PSD) disseram que, hoje, há um cuidado por parte dos eleitores em buscar informações mais detalhadas sobre quais são os institutos que realizam as pesquisas, qual o nível de assertividade e confiabilidade dos resultados e quais são os institutos de plantão que realizam consultas ao gosto do contratante, o que é muito comum em períodos pré-eleitorais e quando se tratam de pesquisas de consumo interno realizadas por empresas pouco conhecidas.
As enquetes promovidas pelo Café iPolítica, tanto no podcast, quanto no programa, não têm natureza científica e nem passam por esse tipo de tratamento, ratifica-se. São opiniões puras e simples que buscam uma maior interatividade do público, sobre temas importantes, tanto na transmissão do podcast quanto do programa de rádio.