FICC
Shopping
CVR
Plansul
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

PRF APREENDE CERCA DE DOIS MIL CARANGUEJOS SENDO TRANSPORTADOS IRREGULARMENTE NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Na noite de segunda-feira (17), uma equipe da PRF em fiscalização no km 720 da BR-101, em Eunápolis, deu ordem de parada a um Fiat/Pálio acoplado a um reboque (carretinha), transportando no compartimento de carga e em péssimas condições sanitárias, aproximadamente 2.000 unidades de caranguejo da espécie ‘guaiamum’.

A carga era transportada sem nota fiscal da mercadoria e sem Guia de Trânsito de Animal (GTA), bem como sem a refrigeração adequada e entre as espécies capturadas havia caranguejos fêmeas, cuja pesca é proibida.

Questionado sobre a mercadoria transportada, o condutor afirmou que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé (RJ). Disse também que os caranguejos seriam comercializados em bares e restaurantes de Aracaju (SE).

Diante dos fatos, todos os ocupantes do carro foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, pelo crime de pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida (art. 34 da Lei 9.605/1998).

A PRF também acionou o IBAMA que ficou responsável pelas notificações necessárias e destinação do pescado.

Vale destacar que em certas épocas do ano, os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. São nestes períodos de proibições em que é possível garantir a reposição dos caranguejos na natureza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.