Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

PRIMEIRA PRÉ-CANDIDATURA COLETIVA À CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS É LANÇADA PELO MOVIMENTO CULTURAL POVOS DE TERREIRO E NAÇÕES DE CANDOMBLÉ

O Movimento Cultural Povos de Terreiro e Nações de Candomblé de Ilhéus (MCPTI) lança a primeira pré-candidatura coletiva à Câmara de Vereadores de Ilhéus. Composta pelas covereadoras Mamet’u Ndengue Kongolejy (Nação Angola), Ekèdji Odoirê Thay de Ogùn (Nação Ketu), Ekedjy Sil Caldeira (Nação Ketu) e Taata Riá Nkisi Ykatamba (Nação Angola), o movimento busca ampliar a representatividade política das comunidades de Axé na tomada de decisões sobre políticas públicas que afetam diretamente a população.

Este será o primeiro mandato coletivo na história de Ilhéus a ser composto majoritariamente por mulheres e homens de candomblé, marcando um avanço importante contra a intolerância religiosa e o racismo estrutural. Seguindo o lema da pré-candidatura “Quem é de Axé, não nega sua fé”, a pré-candidatura, promete representar os interesses dos povos de terreiro e das religiões de matriz africana na cidade, lutando por direitos fundamentais como educação, saúde, transporte e infraestrutura urbana.

O lançamento dessa pré-candidatura não só representa um avanço na inclusão política e social, mas também um passo significativo rumo à diversidade e à igualdade de representação na política local. Ilhéus, uma das cidades mais antigas do Brasil, espera comemorar este avanço democrático em seus quase 500 anos de existência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.