FACULDADE DE ILHÉUS
Mutirão do Diabetes
Estratégias digitais
Câmara de Vereadores
Ieprol
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA
Vidro Tech

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO LAR BALDOINO É APRESENTADO NO ROTARY CLUB DE ITABUNA

Em reunião nesta terça-feira, 15, na sede do Rotary Club de Itabuna, o rotariano Raimundo Neto, acompanhado de equipe de arquitetas, apresentou aos membros do clube o Projeto para revitalização da Fundação Dr. Baldoino Lopes de Azevêdo, que abriga em suas estruturas a Creche Pequeno Lar e o Lar dos Idosos. Fundada em abril de 1988 num ato de altruísmo e doação pelo médico que dá nome ao local, a instituição social recebe e atende diariamente crianças e idosos em Itabuna provendo alimentação, cuidados diários de higiene e atendimento médico, entre outros.

O projeto foi desenvolvido tendo em vista a necessidade de criar acessibilidade para quem freqüenta ou mora no espaço, proporcionando uma estrutura ampla, confortável e segura a todos, pois grande parte dos idosos atendidos atualmente pela Fundação é cadeirante ou tem alguma dificuldade de locomoção. Elaborado pela equipe da Projetarq! Arquitetura e Construção, sob direção de Tamires Cerqueira, o projeto teve como responsáveis as arquitetas Tarcila Cerqueira e Carina Rosas e prevê para a 1ª etapa, reforma na Praça Central e na fachada da Fundação.

Para a Praça, uma área de recreação e convivência onde idosos costumam tomar banho de sol, fazer fisioterapia e jogar e crianças brincam e interagem, o projeto prevê melhorias no telhado – que atualmente contém infiltração -, implantação de postes de luz – pois à noite não possui iluminação, horta e paisagismo com jardim sensorial, barras para o trabalho de fisioterapia, equipamentos de ginástica e uma divisão sutil de ambientes com uso dos cobogós. Para a nova fachada, foi proposta uma pintura criativa e estimulante que traga alegria a quem freqüenta o espaço.

A arquiteta Tarcila Cerqueira justificou a necessidade de intervenção explicando também que à época de sua fundação, o espaço foi planejado para abrigar apenas a creche, mas com o passar do tempo, começou a acolher também aos membros da melhor idade. Com isso, para expansão do imóvel, iniciou-se a construção do abrigo a partir da incorporação das casas circunvizinhas, que eram adquiridas pelo Dr. Baldoino. “Esse processo de ampliação e integração dos espaços foi feito através da construção de rampas e escadas e abertura de paredes, sem o planejamento adequado, que hoje é preciso corrigir”, detalhou.

O rotariano Raimundo Neto, que faz parte da comissão proponente do projeto, lembrou que o próximo passo para dar seguimento à revitalização é iniciar as obras e solicitou apoio aos presentes através de doações para compra de diversos materiais de construção. “Essa é uma oportunidade de reafirmarmos o nosso compromisso que é o de servir, por isso peço o envolvimento de todos nesse projeto, que propõe dignidade a crianças e idosos que por muito tempo estiveram à margem da sociedade, como se fossem invisíveis”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.