Prefeitura de Ilhéus 1
Amo
Serra Grande
Ieprol
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA

PROUNI: INSCRIÇÕES COMEÇAM COM 249 MIL VAGAS

Começa no dia 28 de janeiro, terça-feira, o Programa Universidade para Todos (ProUni ) do governo federal, que concede bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil. Para participar, o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) e ter tirado média aritmética de pelo menos 450 pontos. Neste ano, são oferecidas 249 mil vagas.

Quem pode participar do programa? Para poder concorrer às bolsas, o candidato não pode ter diploma de ensino superior. Além disso, ele precisa:

• Ter cursado ensino médio integralmente em escola pública ou

• Ter cursado ensino médio integralmente em escola particular na condição de bolsista

• Ter cursado ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular na condição de bolsista ou

• Ser professor ou

• Ser uma pessoa com deficiência

Para o candidato concorrer a bolsa integral, ele precisa ter renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais de 50%, a renda precisa ser de até 3 salários mínimos.

Qual o perfil do estudante do ProUni?

Em, 2019, o programa concedeu mais de 225 mil bolsas de estudo, sendo 57 mil parciais (50%) e 168 mil integrais, segundo levantamento do Quero Bolsa . A região com maior número de beneficiários foi a Sudeste, com mais de 104 mil estudantes, 46,2% do total. A região Norte, com 19,2 mil beneficiários, 8,5% do total, teve o menor número de estudantes atendidos.

Com base no levantamento, o perfil mais comum do beneficiário foi uma mulher, negra e moradora da cidade de São Paulo.

Os dados apontaram que 58,2% dos bolsistas que ingressaram no programa em 2019 do programa são mulheres contra 41,8% de homens; 59,9% são negros (soma de pretos e pardos), 38,3% brancos, 1,7% amarelos e 0,1% indígenas; apenas 0,7% são pessoas com deficiência; São Paulo é o estado com o maior número de candidatos (com 59,4 mil, ou seja, 26,3%) e Roraima é o com menor número de candidatos (com 326, ou seja, 0,14%); o curso com maior número de bolsistas é administração com 18,8 mil bolsistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.