Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

ROBERTO JOSÉ: EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR E PÓS-GRADUAÇÃO

Temos uma ideia que gostaríamos de compartilhar com os leitores do Estado da Bahia, mais especificamente com o público do ensino e a pesquisa superior, público ou privado. Dessa forma, é importante vislumbrar que no nosso ensino superior (68,4% em universidades públicas) enfrenta sérios problemas e desafios; as grandes diferenças regionais, a pressão por aumento de vagas, a contribuição para o desenvolvimento tecnológico e inovação, a necessidade de expansão e atualização da pesquisa, a elevação dos padrões de qualidade, os custos elevados e a conquista da autonomia didático-administrativa.

Dessa forma temos os principais problemas nessa seara:

a) Cortes sucessivos de recursos | Número insuficiente de recursos humanos; b) Redução da autonomia dos programas | Processos seletivos “nebulosos”; c) Defasagem das bolsas de estudo | Ausência de normas trabalhistas; d) Desvalorização do discente (assédio moral) | Prazos; e) Ausência de pagamento de insalubridade para alunos em pesquisas laboratoriais; f) Falta de conexão dos centros formadores de ensino superior e o mercado de trabalho.

Nessa minha Pré-candidatura a câmara federal, umas das nossas diretrizes de campanha de defesa é a EDUCAÇÃO, principalmente o ensino básico, para o qual eu defendo a federalização e a criação da carreia única do magistério nacional, mas esta será pauta de outro artigo. Nessa direção, pensando no ensino superior público, os postulantes a eleição ou reeleição (não esqueça: não reeleja ninguém, eles são os culpados das mazelas deste país!!!), pouco debatem esta causa, seja por absoluta falta de conhecimento ou de compromisso com as demandas sociais do povo Brasileiro…

A graduação é a formação inicial de boa parte de profissionais qualificados no mercado de trabalho atual. Entretanto, é noticiado sempre que há despreparo por parte de alguns profissionais, bem como a falta de oportunidades de trabalho após a formação de outros tantos. É necessária uma voz na câmara de deputados que proponha uma reavaliação das formas de construir uma graduação de qualidade, sobretudo revendo a estrutura e atuação do Ministério da Educação e dos órgãos de fomento à pesquisa. Além disso, propostas que formatem uma política para absorção de determinados profissionais (seja em órgãos públicos ou privados) em empregos de sua competência, evitando privilégios para determinadas classes e melhor estrutura dos Conselhos Regionais.

A pós-graduação no Brasil é o motor da ciência e inovação, capaz de transformar beneficamente o país. Entretanto, já a algum tempo, enfrenta muitas dificuldades e atualmente há uma crise instalada no setor. Uma série de problemas comprometem o funcionamento e promove uma queda no desenvolvimento cientifico e tecnológico no país. Atualmente, quem faz parte de uma pós-graduação stricto sensu no Brasil se sente abandonado, sejam docentes e principalmente discentes. Assim, seremos uma voz na câmara que irá exigir melhorias e propor estratégias para uma pós-graduação de qualidade (em conformidade com as diretrizes internacionais de produtividade e excelência), sobretudo revendo a estrutura e políticas da CAPES e de todos os órgãos de fomento à pesquisa (estaduais e federais).

Para finalizar apontamos algumas propostas ou defesa que faremos, por acreditar que o principal vetor de desenvolvimento de um país é a EDUCAÇÃO:

a) Reajuste tri anual de bolsas de estudos e incremento de insalubridade; b) Garantias de financiamento | Criação de um plano de metas; c) Fortalecimento das agências de fomento; d) Aumentar o prazo para o mestrado (de 2 anos para 3 anos); e) Reduzir o prazo para o doutorado de 4 anos para 3 anos (com flexibilidade para determinados projetos de pesquisa); f) Construir um forte diálogo entre as universidades e o mercado de trabalho Brasileiro.

1 comentário
  1. Ágatha Rocha Araujo Diz

    Graças ao autor deste post, você faz coisas úteis e levanta tópicos importantes. Também tenho informações úteis para os leitores no site https://comprartcc.com.br/studybay/ com os melhores serviços de redação para estudantes. Como há um problema com muitos golpistas, eu queria compartilhar um serviço comprovado, porque os alunos não têm dinheiro extra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.