Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ROTARY CLUB DE ITABUNA HOMENAGEOU VOLUNTÁRIOS DA CAMPANHA DE VACINA CONTRA PÓLIO NAS COMUNIDADES RURAIS

Para fechar o ciclo da vacinação contra pólio e atualização da caderneta de moradores da zona rural, comemorando os resultados de mais um belo projeto desenvolvido pelos seus associados, o Rotary Club de Itabuna recebeu, na noite de 20 de setembro, a equipe da Rede de Frios – responsável pela imunização na cidade, liderada por sua coordenadora Camila Brito, que na ocasião apresentou palestra sobre a importância de vacinar.

Coordenadora do projeto de vacinação, que já acontece há três anos, a rotariana Adriana Mozer agradeceu a disponibilidade de todos os voluntários envolvidos: a equipe de profissionais de saúde, companheiros do clube e profissionais da imprensa que colaboraram divulgando a ação que tem por fim erradicar a pólio. “Foi muito importante contar com o apoio da Rede de Frio direcionando o nosso trabalho lá na zona rural, com os companheiros rotarianos, que disponibilizaram o seu tempo para estar lá conosco e com o trabalho dos radialistas na divulgação. Fazer o bem, ajudar ao próximo, é maravilhoso, mas contar com vocês para fazer esse projeto acontecer, foi muito lindo”, expressou a rotariana.

Enfermeiros e radialistas convidados foram ainda homenageados em reconhecimento por sua atuação e receberam um troféu especialmente desenvolvido para a ocasião. Nadson Monteiro e Ciro Sales, representantes da rádio Difusora, bem como Neto Terra Branca e Fábio Ferreira, da Interativa FM, prestigiaram o encerramento do projeto. A Morena FM também esteve representada por seu diretor Carlos Leahy.

A coordenadora de imunização do município Camila Brito reconheceu a importância do projeto desenvolvido pelo Rotary. “Em anos anteriores as vacinas não chegavam a essas comunidades da zona rural. O apoio que o Rotary tem dado para levar a saúde aos cidadãos daquela área traz o sentimento de fazer mais pelo próximo. Admiramos e nos apaixonamos por esse projeto de vocês. Hoje é noite de gratidão pela atenção de vocês e pelo apoio na vacinação”, agradeceu.

A responsável pela Rede de Frios falou ainda da preocupação de que doenças já erradicadas retornem ao cenário brasileiro pela falta de iniciativa de pais e cuidadores de crianças em levar os pequenos para imunizar. “Vivemos a ameaça da reintrodução de doenças graves, por isso, venho pedir que conversem com vizinhos e conhecidos, reforcem a necessidade da vacina e os contagie com esse sentimento de fazer a diferença que vocês já têm. Trago alguns dados para ter vocês como os aliados”, afirmou.

De acordo com a enfermeira, a cada ano tem caído a cobertura vacinal no Brasil. Em Itabuna, por exemplo, foram aplicadas esse ano menos de 40% das doses contra a pólio disponíveis nas 32 Unidades de Saúde do município pela falta de procura da população. A palestrante aproveitou ainda para desmistificar informações a respeito das vacinas. “Tem surgido teorias de que as vacinas não são seguras e essa desinformação que vem crescendo compromete a saúde da população. Nosso programa de imunização existe há quase 50 anos e é bem estruturado. É o grande responsável por reduzir a mortalidade e eliminar doenças perigosas”, explicou.

O presidente do Rotary Club de Itabuna, Cláudio Vitor Santana, parabenizou Welington Ferraz, presidente da comissão de Fundação Rotária por alcançar a meta da vacinação e agradeceu aos apoiadores do projeto. “Nos esforçamos bastante no Rotary para que a vacinação aconteça, apesar das circunstâncias. Cabe a nós esse processo de conscientização. A cada dia procuramos apoiar essa campanha, a todo instante. Hoje estamos fechando o ciclo da rede rural, mas a campanha de vacina contra a pólio continua rodando. Precisamos fazer com que a sociedade itabunense se mobilize, atingindo os 95% que é a meta de que precisamos”, concluiu.

1 comentário
  1. […] post ROTARY CLUB DE ITABUNA HOMENAGEOU VOLUNTÁRIOS DA CAMPANHA DE VACINA CONTRA PÓLIO NAS COMUNIDADES R… apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.