MALHADO
NATAL TAUAN
ISRAEL NATAL
Pref ilheus novembro
uruçuca novo
Plansul
Buerarema
Ieprol

SALVADOR AGUARDA RETORNO DA TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS EM NOVEMBRO

Com a chegada do Verão e o retorno de setores da economia, após o período de restrição, em razão da pandemia da Covid-19, a temporada de cruzeiros será retomada a partir de novembro. A estimativa é que 42 embarcações atraquem em Salvador, até março de 2022, movimentando a cidade com a chegada de cerca de 200 mil turistas.

A partir da liberação da atividade pelo Ministério do Turismo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai definir os protocolos que devem ser seguidos pelos receptivos e para que as viagens aconteçam de maneira segura. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, a cidade já está pronta para receber os cruzeiros. “Não tem nenhum empecilho para que os cruzeiros comecem a chegar a Salvador”, destacou.

Entre os protocolos a serem definidos pela Anvisa estão a realização de testes antes do embarque, em todos os passageiros, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e fornecimento de ar fresco, sem recirculação.

Guia turístico na capital baiana, Eli Antônia não esconde a alegria da retomada. Ela conta que planeja retomar o receptivo de forma criativa, com roteiros sobre as religiões de matriz africana, de praias mais distantes, a exemplo de Praia do Flamengo e Itapuã, criando alternativas para quem visita Salvador. “Aqui tem muito a oferecer, então a gente diversifica”, explicou.

Para os visitantes que prolongam a estadia, as opções vão desde as ilhas, como Frades e Morro de São Paulo, pois segundo Antônia, estes vêm para descansar pós-pandemia, então preferem praia e lazer.

O também guia Wanderley Duarte conta que neste período costuma trabalhar para agências, mas ainda não sabe como será a retomada. “A gente tem que torcer para ser boa, porque Salvador merece”, afirmou.

Especialista em turismo cultural, ele conta que programa diversos roteiros, mas um dos mais solicitados é o passeio panorâmico de ônibus, que sai do Porto em direção ao Bonfim, retornando até o Farol da Barra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.