Na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, próximo domingo, 27, instituições médicas de todo Brasil chamam atenção para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. O câncer colorretal é o segundo tipo de tumor que mais mata homens e mulheres no Brasil, são mais de 40 mil pessoas ao ano, segundo Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
Março Azul é o mês destinado a realizações de palestras, mutirões e iluminação de monumentos em diversos Estados com o azul com objetivo de
chamar a atenção para o tema.
Esse assunto tão importante veio à tona após a cantora Preta Gil usar das suas redes sociais para contar que foi diagnosticada com câncer no intestino, o também chamado câncer colorretal.
“Como todos já sabem, estou no meu tratamento e felizmente descobri ele em um estágio menos avançado. O diagnóstico precoce salva vidas!”, escreveu a cantora.
Preta Gil também chamou atenção para importância da alimentação saudável e a prática de exercícios físicos como forma de prevenção da doença.
“Além disso, uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios são sempre recomendáveis para essa prevenção. Nutrir nosso corpo de forma correta é realmente importante.”
Em 2023, o Março Azul tem como tema “Abrace essa ideia outra vez”. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em mais de 90%, conheça alguns sintomas da doença:
Sangue nas fezes;
Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração;
Alteração no ritmo intestinal de início recente (quando um indivíduo que tinha o funcionamento intestinal normal passa a ter diarreia ou constipação);
Emagrecimento rápido sem causa conhecida;
Anemia, cansaço e fraqueza.