Plansul
uruçuca novo
Emasa
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

SEBRAE E FIEB AUXILIAM PEQUENOS NEGÓCIOS DO SUL DA BAHIA PARA ACESSO A CRÉDITO

Tiago Martins atua há sete anos no ramo da panificação e durante o período pandêmico ele, assim como vários empresários, teve uma queda na receita e precisou de capital de giro para a manutenção dos negócios. O empreendedor faz parte do projeto de Indústria de Alimentos do Sebrae e foi por meio de uma consultoria com a entidade em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) que ele conseguiu o aporte financeiro para a Padaria Martins.

“O Sebrae é um grande parceiro da nossa empresa. Já participamos de diversos cursos na entidade e recebemos também várias consultorias com especialistas na área de panificação que contribuiu para a melhoria da nossa empresa. Agora, com o apoio da Fieb conseguimos financiamento para capital de giro, o que ajudou bastante a empresa nesse período de pandemia”, declarou Tiago.

O empresário contou também que já estava desmotivado por não conseguir o crédito que precisava. Mas, com o apoio técnico da parceria do Sebrae e Fieb ele pôde finalmente ter o aporte financeiro que precisava para investir na padaria e segue bastante motivado com a retomada dos investimentos.

Os resultados da parceria têm sido comemorados por todos, como conta Adriana Coelho, técnica da FIEB que fez o atendimento. “Muito gratificante poder contribuir para o desenvolvimento dos pequenos empresários de Itabuna e região. O Núcleo de Acesso ao Crédito tem gerado bons frutos no interior do estado. A Panificadora Martins é um desses cases de sucesso, empresa da qual conseguimos apoiar na liberação de crédito junto à Desenbahia, por meio da nova linha Credimais”, celebrou.

Os Núcleos de Acesso a Crédito (NAC) começaram a operar em seis municípios do interior da Bahia em maio de 2021, sendo Ilhéus uma das cidades contempladas com a iniciativa que faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelo Sebrae e Fieb. O projeto marca a interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do NAC/FIEB, que até então funcionava apenas em Salvador.

O objetivo é facilitar o acesso ao crédito para empresas, oferecendo orientação, assessoria, capacitação e articulação junto às instituições financeiras. O núcleo atua junto ao empresário para auxiliá-lo na captação de recursos junto aos bancos para viabilizar investimentos e operação. Para os donos de micro e pequenas empresas dos setores da indústria, serviço e comércio, o atendimento é gratuito.

A necessidade de crédito se acentuou nesse último ano, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso a linhas de financiamento tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos. E diante desse cenário, segundo a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o NAC chega em um momento fundamental. “No atual contexto econômico, ter aporte financeiro é importante para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, declarou.

Para viabilizar o atendimento, existem profissionais específicos para atuar no NAC em cada uma das cidades. A equipe recebeu treinamento para realizar atendimentos, visita a empresas, interlocução com instituições financeiras e orientação aos empresários nas regiões. Os empresários podem ter acesso ao NAC por meio do telefone (73) 99820-0579 e no e-mail: [email protected].

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.